top of page

´Programa Madrinha e Padrinho´, da FMB, auxilia idosos a passarem pelo período de distanciamento

Mais de 80 idosos da capital participam das ações do projeto.

Conversar ao telefone, trocar uma receita, contar uma história, dividir experiências... O que podemos fazer para auxiliar os idosos a passarem por esse momento de distanciamento social? Diante da pandemia do novo coronavírus, pensando em uma maneira de diminuir os impactos que o distanciamento e o isolamento têm trazido para os idosos, a Fundação Manoel de Barros (FMB), por meio do projeto Ativa Idade, criou o ´Programa Madrinha e Padrinho´.

O projeto Ativa Idade é realizado pela FMB desde 2013 e tem o propósito de promover a autoconfiança do idoso, para que ele se torne uma pessoa mais participativa na sociedade. São oferecidas aulas de ginástica, informática, canto, pilates e tai chi chuan, além de rodas de conversa, dinâmicas e oficinas com profissionais de diversas áreas. Antes da pandemia as atividades eram diárias e presenciais, mas com a atual conjuntura, a entidade passou a criar estratégias e atividades onlines para continuar andando ao lado dos idosos.

O ´Programa Madrinha e Padrinho´ nasceu pelo olhar atento e carinhoso dos colaboradores e voluntários da FMB, que começaram a buscar formas de manterem contato a distância com os idosos. Cada profissional e/ou voluntário apadrinhou 10 idosos. A ação consiste no acompanhamento personalizado aos idosos, via ligação telefônica e whatsapp.


Semanalmente os padrinhos fazem contatos com os afilhados, conversando, promovendo atividades lúdicas onlines, entre outras ações. No aniversário de Campo Grande, por exemplo, os idosos foram incentivados a produzir um vídeo parabenizando a capital. O padrinho tem o objetivo de animar, levantar a autoestima, auxiliar o idoso a passar por esse momento de distanciamento social.

“A essência da nossa prestação de serviço ao idoso é o abraço, o aconchego, a atenção, ´o olho no olho´. Segunda-feira, geralmente, era o dia de atividades presenciais com o maior número de participantes do projeto Ativa Idade, eu entrava na sala de manhã e abraçava todos os idosos. Infelizmente o distanciamento social acabou quebrando isso; então, com o ´Programa Madrinha e Padrinho´, nós resgatamos o contato físico com os idosos, com o coração, com as ligações, com as vídeo chamadas, com as atividades que estamos desenvolvendo, mesmo à distância”, conta Marcos Henrique Marques, diretor da FMB.

Programa encanta idosos e padrinhos

Já dizia Manoel de Barros no poema ´Sobre importâncias´: ´Que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balança nem barômetros etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós´. Encantada com o ´Programa Madrinha e Padrinho´, Idalci Gutierrez, de 78 anos, revela estar feliz em ser afilhada da colaboradora Kênia Bonfim: “Nos falamos todos os dias por mensagens, teve até um dia que ficamos 1 hora ao telefone (risos), um ´tempão´ batendo papo, estou gostando muito. Conversamos, trocamos fotos dos cantinhos das nossas casas, ela me manda imagens das plantas dela, é excelente, uma oportunidade para conversarmos, mesmo à distância. Também tenho me dedicado às aulas onlines de ginástica que são enviadas pela Fundação”.

Delva Cabreira Oseko, de 75 anos, também conta que está gostando do programa, que mostra o cuidado e o carinho que a equipe da FMB tem com todos. “O meu padrinho é o Marcos, diretor da Fundação. Toda semana ele me liga, conversa comigo, pergunta como estou, conta do seu dia a dia. É muito bom manter esse diálogo, especialmente neste ano em que estamos em casa, isolados pela pandemia. Recentemente tivemos o Concurso de Pintura também, tudo isso é muito bonito e gostoso de participar”, completa.

E não são somente os idosos que estão encantados com o Programa. Para a voluntária Adriana Bitencourt, ser madrinha tem sido uma experiência surreal: “Manter esse contato com as minhas afilhadas e meu afilhado é revigorante, aprendo com eles todos os dias.


Esses dias uma afilhada me ensinou a fazer suco Detox, no outro dia uma outra afilhada me falou sobre como guardar dinheiro na pandemia. Eles são cheios de energia, tem uma vontade de viver linda de se ver, a gente passa a ressignificar vários pontos da nossa vida ao ouvi-los. O programa faz bem para eles e para nós. Acredito que todo mundo deveria participar, ser madrinha ou padrinho, dá um sentido para gente, é um aprendizado maravilhoso”.

Fundação Manoel de Barros

Instituída em 1998, é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. A FMB desenvolve projetos e ações com amor, respeito, ética, comprometimento, perseverança e solidariedade a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Atualmente atua com patrocínio da Águas Guariroba, Comper, Getnet, Raizen e Uniderp e, conta com parceiros como: Conselho Municipal do Idoso, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho. Mais informações em www.fmb.org.br/, Facebook, Instagram ou pelo telefone (67) 3384-8042.



Texto: Isabela Ferreira / Reconta Conteúdo

Imagem: Bruno Carvalho

0 comentário
Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page