Projeto Ativa Idade, da FMB, está com inscrições abertas para você que é jovem e tem mais de 55 anos!
- eusoums

- há 2 dias
- 2 min de leitura
Inscrições são gratuitas.
Na aula de canto uma jovem senhora de 76 anos, pela primeira vez, tem a oportunidade de soltar a voz como sempre quis. Na aula de inclusão digital, o vovô de 81 anos, está aprendendo a fazer vídeo chamada para falar com os netos que moram em outra cidade. Na aula de dança, uma idosa de 90 anos, movimenta o seu corpo ao som de canções que marcaram sua vida. Por meio de diversas atividades, o projeto Ativa Idade, da Fundação Manoel de Barros, tem transformado vidas há 13 anos. E, essa iniciativa, que é totalmente gratuita, está com inscrições abertas na capital.

Com o slogan ´para jovens acima de 55 anos´ o Ativa Idade busca resgatar e valorizar o papel social da pessoa com idade intermediária acima de 55 anos e da pessoa idosa, por meio de aulas regulares de: Dança e Ginástica, Inclusão Digital, Tai Chi Chuan, Pilates, Teatro, Academia adaptada e Canto. Os participantes também têm acesso a oficinas, atendimento psicológico individual, encontros em grupo como o ´Memórias´ e outras atividades.
O projeto busca promover a autoestima e a autoconfiança da pessoa idosa, para que ela seja mais participativa na sociedade e em sua família, buscando restabelecer e/ou fortalecer o vínculo familiar e social.
Aulas acontecem na Fundação Manoel de Barros
Thaiza Abalem, coordenadora do projeto, descreve que as aulas acontecem de segunda a sexta, de manhã e de tarde. As aulas de Dança e Ginástica acontecem nas segundas e quartas, das 8h às 10h; Inclusão Digital na terça, das 8h às 10h; Tai Chi Chuan na quinta, das 8h às 9h30; Pilates nas terças e quintas, das 10h às 11h; oficina ´Memórias´ na sexta, das 8h às 10h; Teatro na sexta, das 10h às 11h30; Academia Adaptada nas segundas, quartas e sextas, das 8h às 10h; oficina ´Mente Ativa´ na segunda, das 14h às 16h, oficinas de ´Artesanato´ nas terças e quintas, das 14h às 16h e; Canto, toda quarta, das 13h30 às 15 horas.
Nas aulas de Teatro, os participantes aprendem a arte da interpretação, transformam-se em personagens, memorizam textos, ´dão asas´ à imaginação. Nas aulas de Canto, a música conduz o exercício da memória, da respiração e da colocação vocal. Na Inclusão Digital, pessoas idosas aprendem a usar aplicativos de comunicação para encurtar distâncias, reencontrar afetos e descobrir outras possibilidades de conexão.
“E nesses encontros e trocas, a vida dos participantes fica mais leve, com mais saúde, autoestima, alegria e qualidade de vida. Dentre os participantes, há relatos de pessoas idosas que superaram a depressão, o luto; relatos de pessoas que resgataram o vínculo com seus familiares; relatos de participantes que viviam sozinhos e hoje levam uma vida mais ativa e social com as amizades que fizeram; são diversas histórias de transformação”, destaca Thaiza.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e há vagas para: Inclusão Digital, Memórias, Teatro, Mente Ativa e Artesanato. Para saber mais e se inscrever entre em contato pelos telefones (67) 98166-0166 e/ou (67) 98143-5679, via ligação ou whatsapp. As vagas são limitadas e serão preenchidas conforme a ordem de inscrição. Mais informações em www.fmb.org.br/, e, pelas redes sociais; Facebook e Instagram.
Texto: Isabela Ferreira / Reconta Conteúdo







Comentários