EUsouMS 2020.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  Sebrae orienta empresários em tempo de pandemia

BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg
  • eusoums

Receita de Cueca Virada

Aquele gostinho de café da tarde na casa da avó! A Cueca Virada é um dos doces mais tradicionais nas famílias brasileiras. Sua origem data do século XIX e chegou no nosso país pelos imigrantes italianos que consideravam a receita um “Doce de Carnaval”.

Isso acontecia porque os italianos jejuavam no período entre o carnaval e a páscoa. E a última quinta-feira antes do carnaval era chamada de “quinta-feira gorda”, a última chance de comer antes do período de jejum. A cueca virada era uma das atrações deste dia.

Na Itália o doce é conhecido como grostoli, grostói e chiacchiere. No Brasil o doce recebeu o nome de Cueca Virada ou Cavaquinho, ambos fazem referência ao seu formato.

Confira agora a receita que o #EUsouMS preparou para vocês:

Massa:

800g de farinha de trigo

4 ovos

1 xícara de leite

1 xícara de açúcar

2 colheres de fermento

2 colheres de cachaça

1 xícara de óleo (para a massa)

1 colher de chá de sal

Cobertura:

Açúcar refinado

Canela em pó

Modo de fazer:

Misture primeiro os ingredientes secos em uma vasilha: farinha, fermento, açúcar e sal. Após isso bata os ovos levemente com o auxílio de um fouet e acrescente na massa. Então acrescente o leite, o óleo e amasse até dar liga. Acrescente o trigo até a massa ficar homogênea e dar ponto de enrolar. A massa não pode ficar dura, o ponto ideal é quando ela está desgrudando das mãos.

Abra a massa em uma superfície, previamente polvilhada com farinha, com o auxílio de um rolo. Recorte a massa em retângulos e faça um corte central. Após cortar passe uma das extremidades por dentro do corte central.

Depois de cortar e enrolar as cuecas viradas, frite-as em uma panela com o óleo quente. Retirando da panela coloque em uma travessa com papel toalha para secar bem a gordura. Após isso em uma outra travessa acrescente o açúcar e canela e misture.

Após isso coloque as cuecas viradas na travessa e misture. Retire o excesso de açúcar e a sua cueca virada está pronta.

LIGUE 188 CVV CENTRO DE VALORIZACAO A VI
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp

© 2020 #EUsouMS 

Onde devo ir? Quem devo conhecer? Qual comida tenho que experimentar? Essas são algumas das perguntas fundamentais que nós fazemos diariamente. Com este espaço queremos mostrar para todos qual é a identidade do nosso estado. Este site surgiu com um único propósito: Ser o local de encontro e de referência da cultura, das pessoas, dos sabores e dos lugares do Mato Grosso do Sul. Por isso leia, conheça, compartilhe e viva o MS com a gente! 

Sugestão de pauta? contato.eusoums@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram