O Movimento de Moda e Design de MS promove nesta quarta-feira (19), a partir das 19h, os desfiles das marcas sul-mato-grossenses. O evento será realizado no Armazém Cultural.
Artistas e aficionados por moda estão convidados para acompanhar o lançamento oficial da primeira edição da Semana de Moda Autoral de MS que será realizada nesta quarta-feira, a partir das 19h, no Armazém Cultural que fica situado na Avenida Calógeras, n.º 3065, região central de Campo Grande.
Promovida pelo coletivo Movimento de Moda de MS que se formalizou em 2020, durante o período de pandemia, a Semana de Moda Autoral de Mato Grosso do Sul nasceu para viabilizar e difundir a produção autoral de artistas do Estado. A programação completa do evento pode ser acessada pelo Instagram (@modaautoralms).
O objetivo do evento é criar um espaço de oportunidades com negócios, de modo a aproximar o público em geral dos estilistas e fortalecer uma rede entre os artistas do setor da moda. Tudo para incentivar trocas de experiências, formação, e o surgimento de novos agentes, a fim de estimular o setor e atrair investimentos para as cadeias criativa, produtiva e econômica da Moda.
Na passarela, o público poderá conferir as peças dos estilistas das marcas Casa de Criações - de Anderson Bosh; Why Not By Gugliato, de Luiz Gugliatto; a marca FM, de Fábio Maurício e a Touché, de Fábio Castro. E, esta será apenas a primeira noite de desfiles que traz também apresentações culturais, são eles: o espetáculo “O encontro de Carina e Genésio”, com o Grupo UBU e shows da Banda Blueasy e DJ Thamys.
“Dentro da moda, essa é a minha segunda coleção formada. Em 2020, quando eu e Gugliato conversamos e formamos o Movimento de Moda de Mato Grosso do Sul, eu vislumbrei uma homenagem a Frida Kahlo e a Lídia Baís e compus essa coleção que será apresentada hoje”, explica o estilista e um dos organizadores do evento, Anderson Bosh,da empresa Casa de Criações que vê o evento como um marco em sua carreira. “Toda a minha carreira artística surge a partir da moda. Então, é a cereja do bolo e me deixa muito feliz. Trago uma coleção ‘agênero’ e ‘anúmero’, que chamo assim porque não acredito que roupa tenha gênero. É roupa, é pra vestir”, enfatiza o artista que também desenvolve trabalhos dentro das artes plásticas, dança, teatro, entre outras linguagens.
E a programação está repleta de atividades até o próximo sábado (22). Ainda são aguardados outros três dias de apresentações, com modelos vestindo marcas de pelo menos outros 12 artistas sul-mato-grossenses. Entre as grifes regionais, estão: Bocaiúva Moda Inclusiva; FNK; Kaori Confecções; Lidyloo; Lauren Cury; Roupável; Emília Leal Arte Nativa; Inel Classic - Ótica e Joalheria e a Colab Indígena - com Natielly Terena; Sullivan Terena; Benilda Kadiwéu; Ateliê Terena.
Conhecimento - Ao longo dos dias a Semana de Moda Autoral ainda promove uma imersão no universo fashionista com capacitações voltadas para estilistas, costureiras e outros profissionais ligados a esse setor têxtil. Às 16h, desta quarta-feira (19) será a vez da oficina “Linguagem de Fotografia de Moda'', do conceituado fotógrafo Diego Ares (SP). As inscrições podem ser feitas aqui.
Comments