top of page

Senac MS realiza jornada pedagógica para aprimoramento de colaboradores com foco na tecnologia

Cerca de 80 colaboradores do Senac MS, entre docentes, coordenadores pedagógicos e gerentes das unidades operacionais participaram no último fim de semana (01 e 02 de abril) da jornada Formação Pedagógica 2022- “Conectando Forças, criando possibilidades”, evento que teve como objetivo a reciclagem e direcionamento de novas estratégias para a área pedagógica da instituição.

O diretor regional do Senac MS, Vitor Mello, diz que o momento é de extrema atenção para a equipe de educação profissional que está em contato direto com os alunos. Ele afirma que o momento de transformação da educação híbrida, a competição com o mundo digital e a mudança no mundo do trabalho exigem educadores com uma formação diferenciada. “Precisamos preparar profissionais para trabalhar das mais diversas formas, na contribuição com as empresas ou empreendendo. Estamos dando muita ênfase no uso de tecnologias em sala de aula, pois sabemos que é a realidade tanto do mercado de trabalho quanto do dia a dia dos nossos alunos. O Senac investe muito na infraestrutura, mas também no docente, para que ele possa atingir o objetivo que é usar, cotidianamente, tecnologias de diversas formas para a formação de mão de obra”.

A palestra de abertura foi com a diretora para Estratégia e Desenvolvimento da Educação e América Latina da Microsoft, Vera Lúcia Cabral Costa, que abordou a “Nova Educação e o Papel da América Latina”. Segundo ela, todo profissional precisa se relacionar, em algum nível, com a tecnologia já que ela faz parte da comunidade. Para a diretora, novas profissões estão surgindo, mas é cada vez mais claro que outras serão renovadas e o educador é uma delas. “É imprescindível o papel do professor no processo de aprendizagem. Apesar de toda tecnologia disponível – e elas estão permitindo acessibilidade de todos os públicos – é preciso planejamento, ter intencionalidade, toda uma organização e, para isso, é necessário um trabalho constante e a orientação de um professor inserido nos recursos e possibilidades que a tecnologia pode oferecer.”

Vera mostrou uma pesquisa onde – até 2030 – a exigência por habilidades em tecnologia será 60% maior do que ocorre hoje. “Instituições como o Senac, que oferecem recursos de tecnologia e possibilitam formas diferentes de seus professores fazerem o processo de aprendizagem, são essenciais para os avanços no mercado do trabalho. Formar o profissional já de olho no perfil que o mercado espera é apostar no crescimento de todo esse conjunto”.

Nos dois dias, os docentes participaram de oficinas práticas de gamificação como ferramenta de aprendizagem com instrutores da Microsoft e também da Seppo, Trivium e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

0 comentário

コメント


Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page