top of page

Tathi Piancastelli apresenta exposição sobre a força da mulher com síndrome de Down

A atriz, escritora, empresária, palestrante, digital influencer, ativista brasileira e pessoa com síndrome de Down, Tathi Piancastelli, se prepara para apresentar em São Paulo a exposição “De Dentro para Fora”, que retrata sua história fazendo um paralelo à sociedade, o preconceito, a ignorância, junto à sensação da pessoa com síndrome de Down perante à opressão de sua voz, desejos e sentimentos. O projeto foi lançado na ONU, em Nova York e em seguida foi para Miami, chegando às terras brasileiras, no Museu da Inclusão, equipamento cultural da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a partir do dia 02 de junho.



Pelas lentes de Nila Costa, a exposição contará com 18 painéis fotográficos e 2 obras em acrílicas sobre telas, feitas pelo artista Manu Militão. A história desta obra tem um significado especial. Nila Costa, conceituada fotógrafa, reconhecida por seus ensaios com gestantes, é mãe de Alice, que também é uma pessoa com síndrome de Down. O encontro com Tathi aconteceu nos Estados Unidos: encantada com sua história e independência, Nila a convidou para um ensaio para a revista “Acontece”, de conteúdo brasileiro em Miami. O resultado deste trabalho foi tão impactante, que surgiu a ideia de convidar a fotógrafa Jade Matarazzo como curadora do projeto.


“Muitas pessoas ainda acham que alguém com síndrome de Down não pode morar sozinho, ter uma profissão, se casar… Com a minha história eu mostro que sim, podemos! Na exposição as fotos mostram isso, nós também somos capazes”, explica Tathi.


“De Dentro para Fora” é uma exposição inclusiva e interativa, sendo totalmente acessível, com vídeos e imagens. O objetivo é que todas as pessoas possam interagir e expressar seus sentimentos, através das sensações causadas pelas obras. Além de destacar as vivências de uma pessoa com síndrome de Down na sociedade, a exposição traz uma ideia cronológica das fotos e destaca uma mulher - Tathi - tentando emergir, chegando até suas grandes conquistas: a fase no teatro, escrevendo sua peça, até os dias atuais.


"A arte entra, dilacera e ao mesmo tempo cura. A arte grita e ao mesmo tempo acalma, a arte foi a ferramenta que Deus me deu para iniciar um movimento que vai além dela mesma. Um movimento que tem uma mensagem que é maior do que eu, maior do @tathipiancastelli. De Dentro para Fora, não é sobre mim, sobre a Alice, não é sobre a Tathi. É sobre amor, é sobre clareza de identidade, é sobre fé, é sobre romper seus próprios limites e crenças, é sobre passado, é sobre presente e é sobre futuro. É sobre algo que tem que estar em pauta sempre: o direito à vida. O direito de ter a oportunidade de mostrar ao mundo a sua luz.", comenta Nila Costa.


Uma das obras presentes retrata Tathi com uma cobra de verdade, reforçando sua força, determinação e empoderamento. Com o passar das fotografias, Tathi posa com Alice, filha de Nila. É uma maneira simbólica de expressar o desejo de que sua filha possa emergir e ter grandes conquistas, assim como Tathi.


A exposição é totalmente gratuita e tem como objetivo promover uma reflexão social, reunindo crianças e adultos para visitarem e se apaixonarem por “De Dentro para Fora”, que reforça, através da arte, a importância da inclusão, por um olhar de quem enfrenta os desafios do dia a dia com perseverança e dedicação, por meio de feitos inéditos, entre eles: palestra na ONU, um espetáculo escrito e protagonizado por Tathi, com prêmios internacionais e a inspiração para diversos projetos.


A exposição “De Dentro para Fora” representa, acima de tudo, a força da mulher com síndrome de Down. A previsão de abertura ao público é a partir do dia 01 de junho, às 17h, se estendendo até dia 26 de junho, no Museu da Inclusão, através de uma parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O Museu fica localizado na cidade de São Paulo e funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Serviço:

Exposição “De Dentro para Fora”, em São Paulo/SP

Data: a partir de 02 de junho

Local: Museu da Inclusão - Av. Mário de Andrade, 564 - Barra Funda, São Paulo/SP

Entrada gratuita


Tathi Piancastelli é atriz, escritora, empresária, palestrante, digital influencer, ativista e a primeira pessoa com síndrome de Down do mundo a escrever e a protagonizar uma peça de teatro profissional: “Oi Eu Estou Aqui“ (Hi, I'm Here). Um dos momentos mais marcantes na vida de Tathi Piancastelli foi em 2012, quando ela palestrou e representou o Brasil na sede das Nações Unidas (ONU), no Dia Internacional da síndrome de Down, comemorado em 21 de março. Sua rotina também inclui palestras em diversos eventos e locais além de ser a estrela de campanhas como influencer.


Tathi é Coordenadora de Ativismo do Instituto Metasocial, responsável pelo slogan “Ser Diferente é Normal”. Faz parte do grupo de Autodefensoria da Federação das Associações de síndrome de Down ( FBASD) da região Sudeste. Seu espetáculo, "Menina dos Meus Olhos", foi apresentado em Nova York nos anos de 2013 e 2015 e no 30° Festival Internacional de Teatro Hispânico de Miami, em 2015. Ela também foi inspiração para Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica, que criou e batizou uma personagem com síndrome de Down com o nome de ‘Tati.


Em 2023, Tathi Piancastelli vivenciou o momento mais emocionante de sua vida: seu casamento com o escritor, palestrante e pessoa com síndrome de Down, Vinicius Ergang Streda. Agora, ela se prepara para apresentar a exposição “De Dentro para Fora”, onde ela representa, acima de tudo, a força da mulher com síndrome de Down..


Nila Costa é especialista e referência mundial em fotografar mulheres grávidas. Ela revela sempre a verdadeira essência feminina, trazendo à tona, de dentro para fora, a beleza da mulher fotografada. Nila mergulhou no universo dos grandes ícones da pintura renascentista, das mais belas esculturas, do estudo sobre calorimetria, linguagem corporal e visagismo. Com toda essa bagagem cultural, ela se tornou a primeira especialista em FINE ART Portrait de Gestantes do Mundo.


Nila foi 6 vezes palestrante no maior Congresso de Fotografia do mundo, para um público de mais 5.000 fotógrafos; no maior Congresso de Fotografia de Família das Américas e da Europa, com edições em mais de 10 países e é educadora - oferece a formação fotográfica Nila Costa, com mais de 3.000 alunos. É autora do livro “Grávidas Poderosas” e se destaca em exposições internacionais, incluindo a Sede da ONU, em Nova York. Ela é a fotógrafa oficial do projeto “De Dentro para Fora”, de Tathi Piancastelli.


Manu Militão é artista visual, escultor e apresentador do web programa “No Sofá Amarelo". Seu trabalho artístico se identifica com a provocação e a reflexão sobre temas contemporâneos, que passam por causas sociais e igualdade. Foi agraciado, em 2021, com o Prêmio Jada Paris Art Week, como melhor artista do evento. Apresentou-se como convidado especial no Woman in Tech 2022, em Dubai, onde realizou uma action art. Esteve com a exposição “Mulheres Eternas” com 38 obras no TSE, MAB e CNJ e participou como palestrante no III Seminário “Crime e Arte” na Faculdade de Direito da Universidade do Minho, Portugal, em 2023.


Jade Matarazzo tem uma vida inteira de envolvimento em projetos culturais com ênfase em planejamento estratégico e portfólios de arte. Seu foco principal são coleções privadas e corporativas, envolvimento da comunidade e diplomacia cultural. A família Matarazzo fundou a Bienal de Arte de São Paulo e o Museu de Arte Moderna de São Paulo no Brasil, que contém sua antiga coleção particular com artistas como Picasso, Cândido Portinari e Tarsila do Amaral, entre outros. Jade formou-se em arquitetura e artes plásticas e tem uma forte história com a fundação de vários projetos internacionais, como Expoart Japão e Londres, Casa Brasil Miami e durante a Art Basel Week em Miami expondo artistas latino-americanos. Jade é uma ávida colecionadora de arte, co-fundadora da The Power House e curadora da The House of Arts.

0 comentário

Comments


Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page