TORÓ — pensamento em movimento.Mais do que uma revista, TORÓ é um gesto de permanência.
- eusoums
- há 32 minutos
- 2 min de leitura
Mais do que uma revista, TORÓ é um gesto de permanência.Um encontro entre corpo, memória e palavra que celebra o pensamento em movimento e fortalece a preservação de parte da história da dança sul-mato-grossense.
Nesta sexta-feira (31), às 19h, no Sesc Teatro Prosa, acontece o lançamento e leitura pública da revista TORÓ, publicação que nasce da residência artística homônima e registra as investigações, processos criativos e reflexões de seis obras de dança produzidas dentro do projeto.

Foto: Reginaldo Borges
Em um campo onde o efêmero é essência, o registro torna-se resistência.Como explica o artista e coordenador Ralfer Campagna, “a dança é uma arte efêmera, e registrar seus processos é uma forma de construir acervo, acesso e memória”.A TORÓ é a primeira revista do estado pensada para estimular o olhar crítico sobre os processos criativos em dança — reunindo relatos, abordagens metodológicas e procedimentos de experimentação de artistas que têm moldado a cena contemporânea do MS.
A leitura pública se desdobra em uma conversa aberta sobre corpo, linguagem e criação, com a participação da professora doutora Aline Serzedello Vilaça, da pesquisadora Kiunna Rodrigues e do escritor Febraro de Oliveira.
Serão impressos 100 exemplares gratuitos, distribuídos para bibliotecas e universidades, além de uma versão digital em PDF e em áudio, disponível no site do Plataforme-se, ampliando o acesso e a inclusão.
Criado em Campo Grande (MS), o Plataforme-se é um espaço de experimentação, colaboração e difusão das artes, coordenado pelos artistas Ralfer Campagna e Jackeline Mourão. Desde 2017, o projeto conecta dança, performance e audiovisual, criando pontes entre o corpo e a cidade, entre o gesto e a memória.
📍 Sexta (31), às 19h — Sesc Teatro Prosa🎟️ Entrada gratuita | Ingressos pelo Sympla | Acessibilidade em Libras






