top of page

Dia do Profissional de TI: conheça as áreas de atuação e o perfil desejado pelo mercado


Setor de TI é promissor e nos últimos anos tem aberto novas oportunidades de trabalho.

Está na palma da mão, num aplicativo que facilita a nossa locomoção, em um programa que nos permite olhar o cardápio e escolher o jantar no restaurante, em um software que o governo utiliza para facilitar a prestação de serviços para os cidadãos...

A tecnologia está em praticamente tudo. E à medida em que soluções tecnológicas são desenvolvidas, a área da Tecnologia da Informação cresce a passos largos, criando novas possibilidades e oportunidades de trabalho. No último sábado (19), Dia do Profissional de TI, celebrou-se os profissionais que atuam com as diferentes tecnologias que têm impactado e melhorado nossas vidas.

“O profissional de TI é aquele que faz uso da tecnologia para resolver um problema do dia a dia das pessoas. São várias áreas de atuação, entra elas: Desenvolvimento, Infraestrutura e Banco de Dados. O profissional pode atuar com desenvolvimento de softwares, criação de aplicativos, implementação de sistemas de segurança, criação de jogos, entre outras funções. É um setor que tem crescido muito nos últimos anos”, descreve Stéfano Hernani dos Santos, gerente de TI da empresa de tecnologia Digix.

Setor aquecido amplia oportunidades de trabalho

Conforme o recente estudo ´Overview do Setor de Tecnologia da Informação Brasileiro nos últimos dez anos´, realizado pelo Observatório Softex, com apoio da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), avaliando o número total de profissionais empregados pela área de TI no mercado formal brasileiro (incluindo outros tipos de profissões que também integram essa cadeia produtiva como contador e gerente de marketing), notou-se um grande crescimento. Em 2007 eram 241.905 profissionais empregados na área e em 2017 o número chegou a 415.166, um incremento de mais de 70%.

“Hoje, mais do que nunca, em termos de mercado de trabalho, é crescente o número de oportunidades. Entre os cargos da área estão: Desenvolvedor de Software, Profissional de Infraestrutura de TI, Especialista em Big Data, Administrador de Banco de Dados, Designer de Interface, Analista de BI (Business Intelligence), Teste de Software, Analista de Negócios, Analista de Suporte, entre outros. O profissional tem a possibilidade de atuar em empresas de tecnologia, negócios de outros segmentos que precisam de suporte tecnológico, startups, entre outras possibilidades”, completa.

Área de TI busca profissionais dinâmicos

Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação são algumas opções de cursos para quem deseja se aprofundar no setor. Stéfano explica que a área é muito dinâmica, está em constante transformação: “O profissional de TI deve estudar continuamente, manter-se sempre atualizado, tem que ´correr atrás´. Aqui na empresa, por exemplo, incentivamos nossos colaboradores a reservarem um tempo durante o expediente para o estudo”.

Hoje, a interação do profissional de TI já não é somente com o computador. Além de pessoas com conhecimentos técnicos, o mercado busca profissionais dinâmicos, que saibam se comunicar com o cliente e atuar em equipe. Gostar de estudar e de aprender também são características importantes. Outro ponto fundamental é o domínio da língua inglesa, que está muito presente no dia a dia de trabalho.

Conhecimentos técnicos e habilidade para comunicação têm impulsionado a carreira da jovem Evelyn Dias Chiavagatti, que aos 22 anos já atua como analista de negócios na Digix. Com uma rotina desafiante, a analista faz a intermediação entre a empresa e o cliente, entendendo as necessidades do cliente e resolvendo-as junto a equipe de Desenvolvimento. Evelyn conheceu a área de TI ainda na adolescência quando atuou como menor aprendiz na Digix. Após o período como aprendiz, foi contratada para atuar na recepção, onde ficou dois anos.

“Trabalhando na recepção, em contato com os profissionais de TI e conhecendo as áreas de atuação, me identifiquei com o setor de Desenvolvimento. Comecei a estudar, iniciei uma graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e no período da faculdade fui convidada para atuar no time de suporte da empresa. Foi um período de muito aprendizado, me desenvolvi como profissional e pude aplicar na prática o que aprendia na faculdade. Atuando no suporte tive uma aproximação muito grande com o cargo de Analista de Negócios e me apaixonei ainda mais. É uma área bastante desafiadora e é justamente esse fator que me incentiva a seguir nessa carreira. Estou sempre estudando e buscando novos conhecimentos”, conta Evelyn.

Empresa sul-mato-grossense de tecnologia se destaca nacionalmente

Localizada em um estado onde a produção agropecuária é um dos grandes destaques, a Digix tem colocado Mato Grosso do Sul em evidência na área da Tecnologia, mostrando que também é possível desenvolver tecnologia fora das grandes metrópoles e que o estado é um celeiro de grandes talentos. Pelo quarto ano consecutivo ela foi considerada como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar da Área de TI no Brasil pelo Instituto Great Place to Work®, alcançando a 18a posição. A organização recebeu a premiação na última quinta-feira (17), em São Paulo-SP.

Oportunidades de trabalho

Para quem está em busca de uma oportunidade na área da Tecnologia da Informação, a Digix está com duas vagas abertas: Analista de Infra de TI e Desenvolvedor (a). Frequentemente também são abertas oportunidades para PcD´s (pessoas com deficiência), os interessados devem se inscrever no Banco de Talentos da empresa. Mais informações em www.digix.com.br/talentos/.

“Se você tem interesse em trabalhar com TI procure conversar com profissionais que já atuam na área, para trocar informações e tirar dúvidas. Pesquise, estude, busque qualificação. O setor é promissor e está em expansão com muitas oportunidades para serem exploradas”, finaliza Stéfano.

Texto: Isabela Ferreira / Reconta Conteúdo

0 comentário
Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page