EUsouMS SESSION PLANA.png
respire 6.gif
BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg

Casa de Ensaio. 25 anos ensaiando sonhos!

O centro cultural Casa de Ensaio comemora 25 anos de atuação contínua em Campo Grande. Projeto idealizado por Laís Dória e Artur Monteiro de Barros, em 1996, a Casa, como é carinhosamente chamada, se desenvolveu como um centro cultural, com programas voltados para arte transformação social, atingindo um sem número de participantes, seja com o curso “Brincaturas e Teatrices”, carro chefe das ações da instituição, que oferece um programa de oficinas artísticas para crianças e jovens de diversos bairros da capital, ou pelos outros tantos projetos realizados ao longo das duas décadas e meia de atividades: cursos, formações, festivais, atos artísticos, rodas de discussões, oficinas e muito mais.



Consolidada como umas das principais formadoras de público do estado, com um legado marcado por inúmeras histórias de vida, dos tantos alunos que fizeram parte de suas produções e que hoje atuam em diversas áreas da sociedade: professores, médicos, cineastas, bailarinos, que agora reconhecem a importância das experiências legadas pela instituição. Com uma pedagogia específica, desenvolvida por sua idealizadora, ao longo de muitos anos de estudos e registrada em dissertação na Universidade de São Paulo, o projeto “Brincaturas e Teatrices” propõe a aproximação entre as linguagens artísticas para a construção dos processos educacionais e dos seus desdobramentos teatrais. As artes "emendadas", como chama Laís Dória, é uma articulação processual entre teatro, dança, canto, percussão, literatura e artes visuais, que aglutinam as potências e o revertem em processos de educação e criação coletivos.


Entre os principais números da nossa trajetória institucional estão:


Realizamos 18 peças teatrais, com a participação de aproximadamente 5 mil alunos.

Exibimos nossas produções para cerca de 100 mil pessoas, das quais muitas tiveram a oportunidade de ir ao teatro pela primeira vez.


Mais de 15 mil crianças e adolescentes estudaram na Casa durante seus 25 anos de atividades.

Atendemos em média 70 alunos anualmente, por meio do programa de arte transformação “Brincaturas & Teatrices”.


Esses alunos moram em aproximadamente 54 bairros diferentes da capital de MS, provenientes de aproximadamente 50 escolas (90% públicas e 10% particulares).

Produzimos mais de 50 ações entre festivais, carpet shows, atos artísticos, espetáculos e brincatos. Todos eventos gratuitos e abertos à comunidade.


Possuímos um livro publicado chamado “Casa de ensaio” , um Caderno de ensaio e diversos registros em trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (graduação) e de pós-graduação (lato e stricto sensu).


As montagens são livres adaptações, traduzidas para a realidade regional, de clássicos de autores consagrados como Maria Clara Machado, Shakespeare, Miguel de Cervantes, Molière, Brecht e Manoel de Barros.


Live de aniversário:


11 de maio de 2021, às 19h.

O link do zoom será disponibilizado nas redes sociais da instituição.


Programação:


Video Mapping criado pelo Coletivo Algo+ritmo (UFMS)

Edu Brincante com poesias de Manoel de Barros

Lilian Caramuja

Marta Ceu

Jose Jara e Camila Nantes

Luane Ferraz

Cia Dançurbana

entre outros artistas e colaboradores



0 comentário
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp
Captura de Tela 2021-01-14 às 08.39.19.p
Video.gif

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

EUsouMS 2020.png