EUsouMS SESSION PLANA.png
respire 6.gif
BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg

Como escolher e criar sua ave pet

Não é novidade que cães e gatos são os pets preferidos e mais adotados das famílias brasileiras. O reinado dos dogs e bichanos está longe de ser ameaçado, porém, as aves domésticas têm atraído mais atenção e passaram a ocupar um lugar especial nas residências. De acordo com o levantamento Mercado Pet Brasil 2021, a população estimada de aves canoras e ornamentais é de 40,4 milhões. A grande quantidade surpreende e tende a crescer, o que demanda uma maior orientação aos tutores interessados na adoção desse tipo de pet.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera, médica veterinária Mariana Belloni, compartilha dicas sobre os principais cuidados ao adotar uma ave, tais como, sobre a escolha da espécie, regras que devem ser seguidas no ambiente em que a ave será cuidada e outras questões que assegurem o bem-estar dos pets com penas. “A primeira orientação é a de sempre observar a legislação brasileira para ter segurança de que a espécie tem sua adoção permitida”, diz a especialista. Aves consideradas exóticas ou silvestres necessitam de permissão concedida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), sob o risco de apreensão e outras penalidades previstas na lei.


De acordo com a professora, o primeiro passo é escolher uma ave pet de acordo com o perfil do tutor. Nessa fase, algumas questões devem ser consideradas, como o tempo disponível para cuidados e dinheiro que pode ser investido para assegurar o perfeito bem-estar do animal. “É importante que haja harmonia entre o estilo de vida do tutor e a ave escolhida. Por exemplo, há algumas que demandam mais tempo de dedicação, o que deve levantar a reflexão antes da escolha se a pessoa terá essa disponibilidade para atender às necessidades do bicho”, orienta a médica veterinária. Outro ponto defendido pela docente é o acompanhamento permanente de um profissional especializado na orientação e cuidados com a saúde do animal.

Outro fator a ser analisado é o tipo de pássaro que se pretende ter como companhia. Há aqueles conhecidos por seu belo canto e os mais conhecidos por imitarem a fala humana. Aves canoras pequenas, por exemplo o canário, não exigem tanta interação com os tutores. Já outros tipos, como as calopsitas, são capazes de estabelecer uma ligação emocional com os membros da família.

Os tipos de aves domésticas que podem ser adotadas de acordo com a legislação brasileira são aves manom, mandarim, diamante de gould, canário, periquito australiano, calopsita e rolinha diamante, além de galinhas e codornas. Confira características das espécies mais populares:

- Calopsita: divertida e charmosa, a calopsita é cheia de personalidade. Precisa de espaço, por isso, é importante ter uma gaiola grande, em que ela possa se movimentar com mais liberdade e até realizar pequenos voos. O importante aqui é garantir qualidade de vida ao seu pet, que ainda requer uma nutrição equilibrada, que pode ser obtida por meio de rações específicas disponível para compra. Essa espécie pode ser receber como estímulo pequenos petiscos, que vão ajudar como esforço positivo para amansá-la. Nesse caso, estão liberados frutas, verduras, legumes e sementes. O ambiente deve ser higienizado e até mesmo a ave pode tomar banho, mas apenas com água. A ave deve ser mantida hidratada e receber atenção do tutor, para estimular as brincadeiras e passeios, já que elas adoram fazer companhia. A expectativa de vida da calopsita é de mais de 20 anos.

- Canário: conhecido por seu canto bonito, o canário figura entre os preferidos dos tutores. Costuma ter um comportamento alegre e de fácil adaptação aos variados ambientes. É um pet que se adequa a diferentes tipos de perfil de tutores. A ração constitui a base de alimentação da ave. Os agrados podem ser oferecidos também, como grãos e frutas secas, além de alimentos frescos, como frutas. A gaiola deve ser higienizada para retirar restos desses petiscos. É uma espécie que precisa de espaço, sendo que machos e fêmeas não podem conviver juntos por muito tempo, com o risco de brigas. Banheiras e poleiros são recomendados para a diversão dos pets. Para estimular seu canto, vídeos de aves cantando podem ser exibidos para os canários.

- Diamante de Gould: a exuberância das suas cores é o que se destaca nessa ave de origem australiana. É conhecida também por ser dócil, tendo em média de 12 a 14 centímetros de tamanho, com 10 anos de vida estimada. Acostumada com a proximidade de pessoas, a ave também está entre as preferidas de colecionadores, participando de concursos e exibições. Ao adotar, prefira as aves adultas, já com as penas formadas. Observe o estado das penas, se não estão arrepiadas, emboladas ou ausentes. O lugar de acomodação da ave deve ser longe do sol forte e correntes de ar, arejado, de preferência com telas, para afastar predadores. As gaiolas podem ser de pequeno porte, mas equipadas com poleiros, comedouro, bebedouro e banheira. A alimentação é baseada em sementes, como alpiste, ou rações balanceadas. Hortaliças e frutas também são recomendadas. A água do bebedouro deve ser trocada diariamente e os recipientes bem higienizados.

Sobre a Anhanguera


Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.


Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o link.

Sobre a Kroton


A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp
Captura de Tela 2021-01-14 às 08.39.19.p
Video.gif

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

EUsouMS 2020.png