top of page

Crianças aprendem sobre preservação ambiental por meio de projeto social em Campo Grande

Parceria entre Casa Dom Bosco e Projeto Amigo Sigo criou a primeira horta biodinâmica da instituição


É com brilho no olhar e as mãos na terra que a estudante Maira Vitória da Costa mostra orgulhosa os canteiros de hortaliças que está produzindo. Aos 12 anos, ela já aprendeu o valor de cuidar do meio-ambiente e prospecta seu futuro no aprendizado que recebe nas aulas de cultivo de horta biodinâmica.


O aprendizado gratuito é fruto da parceria entre a Agro Quantum e Sigo Homeopatia Veterinária, por meio do Projeto Amigo Sigo, com a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), que levam o conhecimento aos estudantes atendidos pela obra social salesiana da Casa Dom Bosco em Campo Grande.





A parceria, iniciada em setembro de 2020, atravessou a pandemia vitoriosa, transformando cerca de 40m² de uma área onde antes era um lixão, em uma horta absolutamente livre de insumos químicos e cultivada com muita dedicação por seis crianças de 12 anos atendidas pela Casa Dom Bosco, no contraturno das aulas escolares.


“É muito legal, já que plantamos, cuidamos e colhemos para logo poder vender. Eu vou lá todos os dias regar, é a parte que mais gosto e quero vender para aprender como cuidar do dinheiro”, relata Maira.


O espaço foi dividido entre a horta e o pomar. No primeiro espaço, o cultivo de alface roxa, couve, tomate cereja, cenoura, cebolinha e pimentão encanta aos olhos de quem chega ao local e a primeira colheita já foi realizada. Já o pomar está sendo preparado para em meses, ou em alguns casos até anos, haver colheita de pitanga, cacau, araçá, acerola, caju, manga, jabuticaba e guavira.


A parceria iniciou por meio do contato da médica veterinária e diretora da Sigo Homeopatia Veterinária e Agro Quantum, Mônica de Souza, com o vice coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária e também professor do curso de Agronomia (Fruticultura) da UCDB, Denilson de Oliveira Guilherme. O objetivo da união é proporcionar aos jovens conhecimento sobre produção livre de aditivos químicos, além da experiência do contato com a natureza.


“A agricultura biodinâmica é uma modalidade que estimula a produção sem adubos químicos, herbicidas ou hormônios. Trata-se de um ramo da antroposofia que busca entender mais profundamente a relação do homem com a natureza, estimulando o cultivo saudável, que resulta em uma alimentação muito mais equilibrada e o respeito e preservação ao meio-ambiente”, destaca a Dra. Mônica.


De acordo com o coordenador da Casa Dom Bosco, Antônio Júlio Miranda, a iniciativa foi transformadora, pois ampliou os conhecimentos dos estudantes nas mais variadas áreas, estimulando inclusive, objetivos profissionais futuros.


“Pelo que temos conhecimento essa iniciativa é pioneira e mesmo com poucos alunos, devido a pandemia de Covid-19, conseguimos executar, mostrando para as crianças o manejo correto do solo e plantio, além de estimular alternativas de alimentação saudável”, avalia o educador.


Os alunos recebem ainda aulas de empreendedorismo e educação financeira e com isso, estarão aptos a vender a colheita em feiras destinadas à comunidade local (região do bairro Taquaral Bosque). Após o término do curso, todos receberão certificados.

Com apoio da iniciativa privada e mais pessoas comprometidas com o projeto, mais 15 canteiros serão construídos em breve e a horta será ampliada, graças a doação de uma loja de material de construção.


Amigo Sigo – O programa nasceu há cerca de cinco anos, com o objetivo de auxiliar ONG's (Organizações não-Governamentais), entidades e protetores independentes com suporte veterinário e medicamentos homeopáticos fornecidos pela Sigo Homeopatia Veterinária. Com o desenvolvimento de uma linha agrícola e o nascimento da marca Agro Quantum, os idealizadores da marca estenderam o projeto para o novo empreendimento e assim, a Casa Dom Bosco é a primeira iniciativa parceira do projeto na agricultura.


Sobre a Casa Dom Bosco – Com atendimento voltado a crianças e jovens de 06 a 15 anos no contraturno escolar, a missão salesiana oferece oficinas culturais e esportivas aos alunos e ainda atividades para os pais e membros da comunidade.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page