EUsouMS SESSION PLANA.png
respire 6.gif
BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg

Cruz Vermelha abre inscrições gratuitas para capacitação de novos voluntários

A Cruz Vermelha Brasileira – Filial Mato Grosso do Sul está com inscrições abertas para o Curso Básico de Formação Institucional (CBFI), que é a capacitação inicial que todo aspirante a voluntário da Cruz Vermelha deve realizar para estar apto a participar das atividades da instituição. Neste curso será ensinado a história do Movimento Internacional de Cruz Vermelha e Crescente Vermelho, as diretrizes e estratégias da entidade, as peculiaridades do trabalho voluntário, além de um curso básico de primeiros socorros.



Estão sendo oferecidas 100 vagas para pessoas maiores de 18 anos e que possuam disponibilidade para participar das atividades e eventos promovidos pela instituição em Campo Grande, doando seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário, melhorando a vida das pessoas. Os interessados devem se inscrever até o dia 08 de fevereiro, cadastrando-se pelo link bit.ly/cadastrovoluntariocvbms.


A capacitação será gratuita e acontecerá em duas etapas: nos dias 09 e 10 de fevereiro, das 19h às 21 horas, na modalidade de ensino a distância, será realizado o treinamento teórico sobre a história, normas de conduta, estratégias e funcionamento da organização. Em seguida será programado o curso de primeiros socorros, cujo local e data serão divulgados posteriormente, para respeitar protocolos de biossegurança e a capacidade máxima de 15 alunos por turma.


O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é a maior rede humanitária do mundo e se dedica a prevenir e aliviar o sofrimento humano, proteger as vidas e a saúde de populações e preservar a dignidade humana, sobretudo durante conflitos armados e outras emergências, como epidemias, inundações e terremotos. A Cruz Vermelha Brasileira é uma das 189 Sociedades Nacionais que compõem este movimento. Fundada em 5 de dezembro de 1908, teve o médico-sanitarista Oswaldo Cruz como primeiro presidente. Tem como missão atenuar o sofrimento humano, sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política. Está presente em 21 estados e no distrito federal e possui cerca de 60 mil voluntários.


No Mato Grosso do Sul, os interessados a se voluntariar poderão participar de diversas áreas que a instituição possui atuação, como: programas humanitários, educação em saúde, triagem de doações, apoio psicossocial, gestão de risco e desastre, primeiros socorros, comunicação, juventude, entre outros.


Atualmente, a entidade firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) e está desenvolvendo o projeto “Busão da Vacina”. Esta iniciativa visa ampliar o acesso da população aos imunizantes contra a Covid-19, e, para isso, a Cruz Vermelha Brasileira disponibilizou um dos seus ônibus da vacinação que irá percorrer principalmente a periferia de Campo Grande, até o início de março, realizando busca ativa de pessoas que ainda não tomaram a vacina ou necessitam receber as doses de reforço. Portanto, o novo voluntário da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Mato Grosso do Sul terá de imediato o desafio histórico de participar dos esforços coletivos da luta contra o Covid-19, levando a vacina para os mais vulneráveis.


Por: Isabela Ferreira / Reconta Conteúdo

Fotos: Jean Lescano / Divulgação

0 comentário
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp
Captura de Tela 2021-01-14 às 08.39.19.p
Video.gif

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

EUsouMS 2020.png