top of page

Dezembro Laranja: como se prevenir contra o câncer de pele

Já ouviu falar sobre fotoproteção oral? Ela consiste na ingestão de substâncias capazes de diminuir o efeito da radiação solar na pele


Ao longo do ano, alguns meses ganharam cores especiais para abrigar campanhas de conscientização da sociedade sobre a prevenção e cuidado com a saúde. As mais conhecidas são as campanhas Outubro Rosa, que aborda a prevenção do câncer de mama, e o Novembro Azul, que levanta o debate em torno da prevenção do câncer de próstata. Somando esse esforço à causa contra o câncer, o mês de Dezembro recebeu a cor Laranja, escolhida para simbolizar o combate ao câncer de pele. A data foi instituída pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD.


O câncer da pele é o tipo da doença mais comum no Brasil e, diferentemente do câncer de mama ou do de próstata, atinge aproximadamente 180 mil homens e mulheres a cada ano, de forma bem equilibrada. Quando descoberto no início, o índice de cura passa dos 90%, por isso é preciso ficar atento aos sinais que podem aparecer ao longo do tempo e mais que isso: focar na prevenção.


Abuse do protetor solar


Os fotoprotetores, também conhecidos como protetores ou filtros solares, são produtos capazes de prevenir os males provocados pela exposição solar. Isso inclui o envelhecimento precoce e a queimadura solar, além do câncer da pele.


Fotoproteção oral


As nutricionistas Cibele Câmara e Edylla Kryssia, que integram a equipe de Nutrição do Fort Atacadista em Mato Grosso do Sul, afirmam que uma dieta balanceada é uma importante aliada na prevenção ao câncer de pele. Cibele Câmara diz que “a fotoproteção oral consiste na ingestão de substâncias que diminuem o efeito da radiação solar na pele. Alimentos ricos em ômega 3, vitaminas do complexo B, vitamina C, A, E, zinco, flavonóides e polifenóis e, fitoquímicos antioxidantes, como o licopeno, garantem fotoproteção contra os raios UV. Impedem o desenvolvimento de células cancerígenas e inibem a ação de radicais livres, retardando o desenvolvimento do câncer.”


Edylla Kryssia exemplifica listando os alimentos para quem busca uma pele mais saudável. “É recomendado consumir peixes ricos em ômega 3, como salmão, sardinha, atum, anchova, bagre, pirarucu, traíra e tucunaré. Vegetais verde-escuros, como brócolis, couve, espinafre, rúcula, agrião, almeirão e chicória. Dar preferência também para as frutas e legumes ricos em licopeno, como tomates, cenoura, pimentão vermelho, pitanga, caqui, mamão, goiaba vermelha e melancia. Oleaginosas como castanhas e nozes também são ótimas aliadas”.


As nutricionistas separaram uma receita de pão que segue as recomendações de uma dieta saudável.


Pão de Ameixa e Castanha-do-Pará





Ingredientes


1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral fina 1 e 1/2 xícara (chá) de ameixa seca picada 1/2 colher (chá) de sal moído iodado marinho 2/3 de xícara (chá) de castanha-do-Pará 3/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo tradicional 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio 1 ovo 1 xícara (chá) de iogurte natural 1/2 colher (chá) de canela em pó 1/2 colher (chá) de fermento em pó 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 1/4 de xícara (chá) de manteiga


Modo de Preparo


Peneire todos os ingredientes secos. Em outra tigela, bata o ovo, coloque açúcar, manteiga e, aos poucos, coloque os ingredientes secos, alternando-os com o iogurte. Não precisa bater, basta misturar os ingredientes. Coloque por último as ameixas e as castanhas-do-Pará. Passe para uma forma de pão e asse no forno preaquecido, a 180° graus, até que fique dourado.

No Fort Atacadista é possível encontrar vários dos itens sugeridos pelas nutricionistas no setor de hortifruti. Às quintas-feiras, os preços estão ainda mais baixos, já que todas as unidades promovem a “Quinta Verde”.


Onde encontrar – O Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, possui oito lojas em Mato Grosso do Sul. As unidades do Fort na capital ficam nos seguintes endereços:



Sobre o Grupo Pereira – Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira atua no varejo e no atacado com as bandeiras Comper, Fort Atacadista, Bate Forte e SempreFort. São 16 mil funcionários e 780 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. Com 93 unidades de negócios, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 47 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 10 lojas SempreFort (varejo farmacêutico) e um posto de combustível, o Grupo Pereira também é proprietário do braço de serviços financeiros Vuon, lançado em 2019, que inclui o private label Vuon Card, que já conta com mais de 570 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.


Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva, por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade por meio de programas de sustentabilidade e responsabilidade social.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page