top of page

Entre Palavras: como aproveitar o NaNoWriMo para impulsionar a escrita do seu livro

Por: Beca Casal


A edição de 2023 do NaNoWriMo está chegando e é hora de aproveitar o desafio para impulsionar a escrita do seu livro ou simplesmente criar o hábito de dedicar algumas horas do seu dia para desenvolver aquela história que você quer escrever!


Se você nunca ouviu falar do NaNoWriMo, talvez você esteja se perguntando: que diabéisso? Então vem comigo que eu vou te explicar tudo sobre a National Novel Writing Month.


Criado em 1999, o National Novel Writing Month começou como um desafio muito específico: escrever 50.000 palavras de um romance em 30 dias. De lá para cá, cada vez mais autores tem se juntado a esse movimento, que se inicia no dia 1º de novembro, com o objetivo de terminar o mês com o primeiro rascunho de suas histórias.


Mas não para por aí não! O desafio possui site, fóruns online, representantes oficiais, eventos e objetivos bem definidos. Seus valores são baseados em 3 pilares: diversidade, igualdade e inclusão.


Agora que você já sabe o que é o NaNoWriMo, vamos falar sobre como participar desse desafio?


Antes de mais nada, acesse o site https://nanowrimo.org/ e faça a sua inscrição através do botão Sign Up. Você vai precisar preencher um mini formulário com o seu e-mail, username e uma senha. Não esqueça de confirmar o seu e-mail logo após criar a sua conta.



Com a sua conta criada e seu e-mail confirmado, é hora de definir qual projeto você irá desenvolver durante o desafio. Você pode escolher aquela história que está parada há muito tempo, uma ideia que você teve mas ainda não começou a desenvolver ou pode começar algo completamente do zero. Depois é só clicar no botão “Join with a new novel” e informar o título do seu projeto.



Eu vou participar do NaNoWriMo pela primeira vez agora em 2023, e escolhi desenvolver um livro chamado O Campo dos Deuses, que comecei a escrever em 2020. Estou super ansiosa, mas também muito animada para voltar a trabalhar nessa história, que é muito especial para mim!



Algumas informações, disponíveis através do botão “Edit Details”, que você pode adicionar ao seu projeto para te ajudar a desenvolver a sua história são:


· Sumário – uma lista dos capítulos do seu livro. Você pode escolher apenas o número de capítulos, incluir o título de cada capítulo ou, ainda, fazer um resumo rápido do que deverá acontecer em cada um;


· Resumo – a premissa básica sobre a sua história, que pode conter, por exemplo, o nome do personagem principal e os desafios que ele encontrará para alcançar um objetivo final;


· Pinterest do projeto – o link para uma pasta do Pinterest com o moodboard do seu projeto, referências visuais para a construção da sua história (se você não tiver isso construído ainda, crie uma pasta na sua conta do Pinterest para ir alimentando durante o desafio); e


· Playlist do projeto – o link para uma playlist com as músicas que te inspiram, que os protagonistas ouvem ou simplesmente que você gosta e ouve durante o desenvolvimento da história, que você pode ir construindo e alimentando ao longo do desafio.


Se você for como eu e gostar de estar sempre em contato com outros escritores, pode seguir o perfil @nanobroficial no Instagram e participar dos grupos do Discord ou Whatsapp, para trocar ideias, conversar sobre os desafios e dificuldades ou só fazer parte de uma comunidade com o mesmo objetivo.


Durante o mês de novembro eu vou publicar outras colunas aqui no EuSouMS para falar sobre o NaNoWriMo 2023. Não perca!




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page