top of page

#EUsouMS Entrevista: Luiz Xavier

Hoje o #EUsouMS Entrevista o artista plástico Luiz Xavier, natural de Lavinia, São Paulo, mas radicado em Mato Grosso do Sul há mais de 40 anos, o artista é referência internacional com as suas obras surrealistas.


Xavier representa nosso estado e nossa cultura de maneira única e singular. Segundo o artista a paixão pelo desenho surgiu ainda na infância, por volta dos cinco anos de idade e realmente virou sua grande paixão quando abandonou a carreira de técnico agrícola para se tornar nosso renomado artista plástico.


Confira agora a entrevista que a equipe do nosso site fez com ele:

#EUsouMS - A essência de suas obras é o surrealismo, de onde veio essa influência?

A princípio é o surrealismo, a escola de onde veio uma influencia muito forte. Mas aos 15 anos já tinha uma certa tendência ao que diria Realismo Mágico. Fazia coisas com os desenhos, com o realismo, mas indo para o caminho do absurdo, o exagero das formas ou dos encontros... Objetos com seres híbridos e coisas nesse sentido. As influências iniciais mais fortes foram: Hieronymus Bosch, Salvador Dalí, Miró, Magritte, Yves Tanguy e muitos outros desse grupo surrealista.


#EUsouMS - Quais artistas regionais têm como referência ou admiração?

Os artistas regionais que admiro muito são Ilton Silva, Índio o escultor, o poeta maior Manoel de Barros que serve de referência para a imaginação e Jorapimo. São esses alguns dos artistas que uso como referência porque me orientaram a seguir a raiz regional, a temática da nossa terra e a explorar essa questão, porque meu estilo era bem universal. Então, o conselho que senti, não foi me dado assim de graça, foi o que eu senti durante o relacionamento com esses artistas.

#EUsouMS - Em quais países suas obras estão presentes?

Portugal, Espanha, Inglaterra, Rússia, Japão, Estados Unidos e outros que nem imagino! Meus trabalhos foram vendidos para turistas que com toda certeza levaram para outros países que não tenho conhecimento.


#EUsouMS - Por que sua exposição chama “Caminhos da Imaginação”?


Dentro de mim existem vários caminhos que se bifurcam e que retornam também. Caminhos que formam zig zag, que formam espirais. Esses caminhos são da minha própria mente. Minha mente criadora. Eu coloquei esse título inspirado nessa temática que, inclusive sempre estou pintando: os caminhos, as pontes que são lançadas sobre outros, rios... enfim, o título mais adequado que escolhemos foi esse. Meu desejo é que meu trabalho ofereça, provoque uma reflexão para que a pessoa ache um caminho dentro dela.


E esse caminho vai conduzir a pessoa ao pensamento, à um deleite em sua forma de pensar, inclusive para meditação também, tirar ela da normalidade, dessa coisa da inércia do pensamento. Uma forma de estimular talvez não é fazer explicação nenhuma para se entender, mas é dar uma razão para sentir que dentro da gente existem vários caminhos.


Você pode conferir todas as telas da exposição “Caminhos da Imaginação” durante todo o mês de abril no Shopping Bosque dos Ipês em Campo Grande.


E se você quiser adquirir uma de suas telas, se liga nessa oportunidade! O artista plástico Luiz Xavier também está realizando uma rifa de uma de suas telas. Para participar é só entrar em contato pelo Instagram: @telasecoisas e pelos números (67) 99902-3446 / 99160-8600 / 99997-2098 WhatsApp e ligações.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page