top of page

Festival Sarau Cidadania e Cultura no Parque promove dobradinha cultural nas Moreninhas

É que no próximo domingo (28), das 16h às 20h, acontece mais uma edição do Sarau no Parque na região das Moreninhas.


Pelo segundo domingo consecutivo, 28 de agosto, o Sarau no Parque leva arte e cidadania para a região sul de Campo Grande. É o evento que continua com estrutura montada no Centro Estadual de Educação Profissional Profª Maria de Lourdes Widal, na Rua Anaca, n.º 780, no bairro Moreninha II. As apresentações culturais acontecem das 16h às 20h, com entrada gratuita.


O sarau foi criado em formato itinerante com o intuito de democratizar o acesso das famílias ao lazer e à cultura, como garante o secretário de Estado de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero. “A importância de estarmos nos bairros é que conseguimos aplicar dois conceitos fundamentais da cultura: descentralização e acesso. Quando você descentraliza você faz com que as coisas circulem em todo o território geográfico de uma cidade e com isso permite o acesso daquelas pessoas que por razões econômicas ou até mesmo de tempo, não conseguiriam sair da sua região para ter acesso a essas atividades”.



E as atrações para o fim de semana já foram confirmadas. No palco, a animação ficará por conta dos artistas: Pessê Ribeiro, Banda Frances, Vilella e Marcos Aurélio, Banda Caminho Livre e o cantor mirim Felipe Nogueira, de 9 anos de idade, que se dedica ao sertanejo e já tem se apresentado em diversos eventos das Moreninhas;(Música); Cia Selma Azambuja (Dança); Carla Matos (Dança Cigana); Palhaço Challito e Teatro e Ciência em “Detetive Capivara e o Crime Misterioso” (Artes Cênicas); Expressão de Rua, DJ Otávio e Liga All Style (Arte e Cultura de Rua/Hip Hop); Passista Fran Cavalcante (Cultura Popular). Toda a programação fica por conta dos apresentadores Professora Rô e o radialista Cleber Dias.


Nos estandes, a diversão e a economia criativa ganham forma com as atividades e exposição de trabalhos de Flaramiom Diniz, com "Oficina de Sonhos - Espetáculo Tons Urbanos" (Espaço Brincantes); Febraro de Oliveira, que traz o livro “Uirapuru”, obra autoral que recentemente ganhou o prêmio ouro, no Latin American Design Awards de Lima - Peru (Literatura); Transcine - Cinema em Trânsito, com o curta “T'amo na Rodoviária - Entrevistas encenadas” (Audiovisual); Ednalva dos Santos (Moda e Design); Fabiana Dorileu, Artesãos da Região das Moreninhas e Coletivo dos Povos Originários (Artesanato); Márcia de Albuquerque (Artes Visuais) e Causadores da Alegria (Gastronomia).


A programação na íntegra do evento pode ser conferida pelo Instagram e Facebook (@saraunoparquems).


Sarau pelos bairros


Criado na década de 80, o conjunto das Moreninhas é composto por 11 bairros: Cidade Morena, Nova Capital, Santa Felicidade, Jardim Gramado, Vila Brasil, Nova Conquista, Nova Jerusalém, Moreninhas I, II, III e IV. Complexo esse que coloca a região como a sexta no ranking entre as comunidades de maior índice demográfico da Capital. Segundo dados do IBGE, o local conta com cerca de 22 mil habitantes, contudo, a estimativa é de que esse número seja ainda maior e, atualmente, esteja na casa dos 25 mil moradores.


Esta é a 9ª edição do Sarau no Parque e a segunda realizada na região das Moreninhas. De lá, a equipe do projeto segue para a região do bairro Paulo Coelho Machado.


“Por questões de logística é sempre um desafio promover um trabalho itinerante, pois são diversos equipamentos e toda uma equipe que precisa estar alinhada para que o Sarau aconteça da melhor maneira possível. E, felizmente, tudo tem dado muito certo. Prova disso a gente viu a sinergia do público com os artistas. As pessoas não só ficaram até o fim do evento, como participaram ativamente, cantando e dançando”, conta a produtora do Sarau no Parque, Thathy Dmeo.


Até dezembro serão 25 edições com uma intensa agenda cultural, contabilizando mais de 400 atrações que passarão pelo palco e estandes. E os artistas que queiram participar devem fazer a inscrição na internet pelo endereço: www.secic.ms.gov.br. No site, basta clicar no banner Sarau no Parque. Lá, a pessoa pode se cadastrar em uma das três modalidades: artista, economia criativa ou profissional informal.



Serviço:

Festival Sarau Cidadania e Cultura no Parque

Data: 28 de agosto (domingo)

Horário: 16h às 20h

Local: Centro Estadual de Educação Profissional Profª Maria de Lourdes Widal

Endereço: Rua Anaca, n.º 780, bairro Moreninha II

Entrada Franca

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page