EUsouMS 2020.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  Sebrae orienta empresários em tempo de pandemia

respire 6.gif
BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg
  • eusoums

Lagoa Comprida recebe voluntários para ação de limpeza em Aquidauana

A Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) desde o início de fevereiro está com uma ação de limpeza e retirada de lixo jogado indevidamente no Parque da Lagoa Comprida. Com ajuda de barcos e caiaques, servidores e voluntários da SEMA estão retirando semanalmente de quatro a cinco sacos, de 50 litros cada, cheios de lixo que são jogados, nos quais embalagens e recipientes plásticos são predominantes. As coletas foram feitas com barcos e caiaques de voluntários que participam da coleta.

O biólogo Fernando Ibanez, responsável pela organização da coleta, afirma que essa quantidade de lixo não faz nem “cócegas” em tudo que está acumulado nos camalotes e no fundo da lagoa, por isso, estão tentando manter uma constância nessas coletas, principalmente com a chegada da temporada de chuva. Anderson de Souza é acadêmico da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e estava no grupo de voluntários de hoje. Ele disse que o irmão já participou no ano passado e voltou para casa com mais de cinco sacos de lixos catados direto da lagoa.


“De todo lixo que encontramos, a vasta maioria são recipientes/embalagens jogados pelas pessoas na margem da lagoa. Com as chuvas mais lixo acaba sendo carreado para dentro da lagoa, tanto o lixo que é jogado na margem quanto aquele que é carreado pelos quatro emissários de água pluvial que despejam água dentro da lagoa”, destaca Fernando.


O secretário da SEMA, Wanderley dos Santos Mariano, destaca que esse trabalho é realizado com alunos voluntários das faculdades UEMS e UFMS e a Prefeitura de Aquidauana já está trabalhando com projeto planejando ações para maior preservação da área da Lagoa Comprida.


“Muitas pessoas visitam o Parque da Lagoa Comprida e deixam seus lixos no ambiente, mesmo tendo lixeiras espalhadas no perímetro do parque, ainda jogam o lixo no chão. Nosso trabalho hoje na lagoa é fazer com que as pessoas se conscientizem e levem seus lixos embora ou depositem nas lixeiras. Os vigilantes estarão alertando os visitantes, novas lixeiras serão instaladas e os alunos estarão frequentemente realizando esse trabalho de coleta em parceria com a SEMA”, concluiu o secretário Wanderley.


Fonte: Prefeitura de Aquidauana / O Pantaneiro

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
gif eu sou ms.gif
Video.gif
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp
Captura de Tela 2021-01-14 às 08.39.19.p
Para Você.jpg

Onde devo ir? Quem devo conhecer? Qual comida tenho que experimentar? Essas são algumas das perguntas fundamentais que nós fazemos diariamente. Com este espaço queremos mostrar para todos qual é a identidade do nosso estado. Este site surgiu com um único propósito: Ser o local de encontro e de referência da cultura, das pessoas, dos sabores e dos lugares do Mato Grosso do Sul. Por isso leia, conheça, compartilhe e viva o MS com a gente! 

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© 2021 #EUsouMS 

Sugestão de pauta? contato.eusoums@gmail.com