top of page

Lagoa Comprida recebe voluntários para ação de limpeza em Aquidauana

A Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) desde o início de fevereiro está com uma ação de limpeza e retirada de lixo jogado indevidamente no Parque da Lagoa Comprida. Com ajuda de barcos e caiaques, servidores e voluntários da SEMA estão retirando semanalmente de quatro a cinco sacos, de 50 litros cada, cheios de lixo que são jogados, nos quais embalagens e recipientes plásticos são predominantes. As coletas foram feitas com barcos e caiaques de voluntários que participam da coleta.

O biólogo Fernando Ibanez, responsável pela organização da coleta, afirma que essa quantidade de lixo não faz nem “cócegas” em tudo que está acumulado nos camalotes e no fundo da lagoa, por isso, estão tentando manter uma constância nessas coletas, principalmente com a chegada da temporada de chuva. Anderson de Souza é acadêmico da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e estava no grupo de voluntários de hoje. Ele disse que o irmão já participou no ano passado e voltou para casa com mais de cinco sacos de lixos catados direto da lagoa.


“De todo lixo que encontramos, a vasta maioria são recipientes/embalagens jogados pelas pessoas na margem da lagoa. Com as chuvas mais lixo acaba sendo carreado para dentro da lagoa, tanto o lixo que é jogado na margem quanto aquele que é carreado pelos quatro emissários de água pluvial que despejam água dentro da lagoa”, destaca Fernando.


O secretário da SEMA, Wanderley dos Santos Mariano, destaca que esse trabalho é realizado com alunos voluntários das faculdades UEMS e UFMS e a Prefeitura de Aquidauana já está trabalhando com projeto planejando ações para maior preservação da área da Lagoa Comprida.


“Muitas pessoas visitam o Parque da Lagoa Comprida e deixam seus lixos no ambiente, mesmo tendo lixeiras espalhadas no perímetro do parque, ainda jogam o lixo no chão. Nosso trabalho hoje na lagoa é fazer com que as pessoas se conscientizem e levem seus lixos embora ou depositem nas lixeiras. Os vigilantes estarão alertando os visitantes, novas lixeiras serão instaladas e os alunos estarão frequentemente realizando esse trabalho de coleta em parceria com a SEMA”, concluiu o secretário Wanderley.


Fonte: Prefeitura de Aquidauana / O Pantaneiro

0 comentário

Comments


Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page