Nesta terça-feira (21), a partir das 19h, acontece a Mostra Remi - Arte + Juventude + Periferia, na Galeria de Vidro, da Esplanada Ferroviária que fica situada na Avenida Calógeras, n.º 3143, centro de Campo Grande. Gratuito, o evento inclui apresentações musicais e muitas outras manifestações artísticas - com exposição de fotografia, trajes produzidos durante o projeto, e exibições de audiovisual (clipes do grupo Projeto Kzulo e um documentário).
A sigla Remi significa Reconstrução de Memória e Identidade, nome que foi dado ao projeto do grupo Kzulo que foi contemplado, em 2109, com recurso do FMIC - Fundo Municipal de Investimentos Culturais, da Sectur - Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - órgão vinculado à Prefeitura de Campo Grande.
“O projeto foi aprovado em 2019, mas devido a pandemia só conseguimos executá-lo este ano. Durante 8 semanas promovemos oficinas de teatro, dança, fotografia, arte urbana [grafite] e arte terena na aldeia urbana Marçal de Souza e nas Moreninhas. Primeiro estivemos por quatro semanas na comunidade indígena e depois passamos mais quatro semanas em um dos bairros mais populosos da Capital”, explica um dos idealizadores do trabalho e percussionista da banda, Julian Vargas.
Após um mês em cada comunidade, o projeto ainda promoveu um sarau junto aos moradores e público em geral. “A proposta aqui foi democratizar o acesso à cultura. Sair do centro da cidade e facilitar o acesso de crianças, adolescentes e adultos às diferentes linguagens artísticas. A gente sabe que nem sempre as pessoas têm condições de pagar um curso ou tempo de ir ao centro em busca de oficinas. Sem contar que cada comunidade tem seus talentos e durante o tempo que estivemos com os participantes também aprendemos muito”, enfatiza.
O projeto fechou seu ciclo de atividades com cerca de 100 participantes nos dois ciclos. O número de vagas oferecidas teve de ser reduzido para atender as normas de biossegurança exigidas neste período de pandemia.
Projeto Kzulo
Formado em 2017, o Projeto Kzulo é uma banda formada por seis artistas: Marco Aurélio e Wellington Chaves nos vocais, Lucas Rabelo na guitarra, Ricardo José Lourenço no contrabaixo, Julian Vargas na percussão e Alejandro Lasso na bateria.
A banda mistura diversas batidas que vão do samba à cumbia, música típica da Colômbia. No repertório, os artistas trazem músicas autorais, além de interpretar canções de artistas já consagrados como Chico Buarque, O Rappa, Criolo, Vinil Moraes, Cha Noise, Nação Zumbi, Alceu Valença, Zeca Baleiro, Totó La Momposina, Francisco El Hombre, Carlinhos Brown e Caetano Veloso.
Serviço:
Mostra Remi - Arte + Juventude + Periferia
Data: Terça-feira (21 de dezembro de 2021)
Horário: a partir das 19h
Entrada: Franca (gratuita)
Local: Galeria de Vidro, da Esplanada Ferroviária
Endereço: Avenida Calógeras, n.º 3143, centro de Campo Grande.
Comentarios