top of page

Para idosos: projeto Ativa Idade, da Fundação Manoel de Barros, está com inscrições abertas

Projeto existe desde 2013 e oferece diversas atividades gratuitas para a pessoa idosa.

O projeto Ativa Idade, da Fundação Manoel de Barros, que é voltado para jovens com mais de 55 anos, está com inscrições abertas e gratuitas para aulas de inclusão digital, tai chi chuan, canto e pilates. O projeto busca promover a autoestima e a autoconfiança da pessoa idosa, para que ela seja mais participativa em sua família e na sociedade. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (67) 3384-8042 ou pelo whatsapp (67) 98166-0166.


Além das aulas de dança e ginástica, inclusão digital, canto, pilates e tai chi chuan, o projeto também realiza rodas de conversa, passeios, dinâmicas, oficinas com profissionais e diversas ações, pensadas especialmente para a pessoa idosa. Uma dessas ações é o ´Concurso de Pintura´. O Concurso incentiva a pessoa idosa a refletir sobre a beleza da vida em sua essência e estimula uma atividade prazerosa em casa com os familiares. Pela tela os participantes têm a oportunidade de colorir os sentimentos pela arte. Na edição de 2021, por exemplo, 81 idosos participaram e três foram premiados pelas melhores telas.


Outra ação é o ´Programa Madrinha e Padrinho´, que nasceu durante a pandemia como uma forma de manter a pessoa idosa acolhida, mesmo perante o distanciamento social. Cada profissional e/ou voluntário da FMB apadrinhou 10 idosos. A ação consiste no acompanhamento personalizado aos idosos, via ligação telefônica e whatsapp. Semanalmente os padrinhos fazem contatos com os afilhados, conversando, promovendo atividades lúdicas, entre outras atividades. O padrinho busca animar, levantar a autoestima da pessoa idosa.


“Muitos idosos têm um dia a dia focado nos afazeres de casa, muitos acabam se isolando da família, entrando em depressão... Então o projeto Ativa Idade oferece atividades para que a pessoa idosa socialize, faça novas amizades, se exercite, tenha mais qualidade de vida, melhore a autoestima, desenvolva habilidades e, trabalha o fortalecimento do vínculo familiar e comunitário”, destaca a coordenadora do projeto, Thaiza Abalem.


O projeto nasceu em 2013 e, desde então, já atendeu cerca de 1.800 pessoas. Josefina Andrade, de 75 anos, foi a segunda inscrita, é participante há 9 anos. Ela conta que quando chegou ao projeto enfrentava uma depressão profunda: “Na época o psiquiatra falou pra mim: ´a senhora está com depressão profunda e isso aí não tem cura, a senhora vai morrer desse jeito, leva esses remédios para casa e pronto´. Aí minha filha começou a me aconselhar para eu procurar um projeto de idosos para eu me distrair. Quando eu cheguei ao Ativa Idade fui muito acolhida, comecei a fazer as atividades, fui me sentindo bem, fui melhorando. O Ativa Idade foi o meu remédio. Eu só me sinto feliz e realizada com a minha família e, lá fora, a minha felicidade é o Ativa Idade”.


O projeto Ativa Idade atua com o apoio do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Comper, Grupo Lavoro, Leroy Merlin, Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST), Uniderp e Vale. Mais informações em www.fmb.org.br/, pelo telefone (67) 3384-8042 ou pelas redes sociais; Facebook e Instagram.


Fundação Manoel de Barros: instituída em 1998, a Fundação Manoel de Barros é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. A FMB desenvolve projetos e ações com amor, respeito, ética, comprometimento, perseverança e solidariedade a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Atua com o apoio do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Comper, Grupo Lavoro, Leroy Merlin, Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST), Uniderp e Vale. Mais informações em www.fmb.org.br/, pelo telefone (67) 3384-8042 ou pelas redes sociais; Facebook e Instagram.


Por: Isabela Ferreira / Reconta Conteúdo

Fotos: Bruno Carvalho / Divulgação

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page