top of page

Você sabe do que gosta? Uma lista de coisas para a gente se redescobrir

Os meus últimos meses foram estranhos e de muita reviravolta. Eu terminei um relacionamento, comecei outro, mudei de cargo na empresa, de apartamento, de terapeuta, de amigos, de bar... E até deixei meu cabelo crescer.


Porém, eu tenho necessidade de rotina. Não sou daquelas que acorda no mesmo horário, que faz sempre as mesmas coisas. Mas como minha cabeça funciona no 220, eu P R E C I S O do mínimo de rotina para que eu consiga finalizar processos. Só que todas essas mudanças me viraram de ponta cabeça e me fizeram questionar o que eu gosto realmente de fazer. Quem eu sou de verdade?


Se você chegou nesse questionamento junto comigo, é porque – provavelmente, sua vida está assim, numa zona, tal qual a minha. Então, após muita análise, queria aproveitar esse espaço para ME/TE ajudar a nos organizar.

JÁ OUVIU FALAR NA PIRÂMIDE DE MASLOW


Existem várias metodologias e conceitos para identificarmos todos os lados da vida do ser-humano. Mas... quero apresentar a pirâmide de Maslow, que nada mais é do que a hierarquia de nossas necessidades. Esse foi um conceito criado pelo psicólogo norte-americano Abraham H. Maslow, que determina as condições necessárias para que cada ser humano atinja a sua satisfação pessoal e profissional.


Olhar para essa pirâmide me tranquiliza porque tem horas que eu acredito que só o meu trabalho importa. Ou somente meu relacionamento amoroso precisa de foco. Mas somos seres-humanos, e temos uma lista imensa de necessidades que precisa ser alimentada para que a gente acabe a semana bem.

Então, quando estou perdida na vida, eu olho para a pirâmide e busco me orientar no básico, até ir subindo as necessidades para as ‘menos importantes’. A partir dela, eu criei algumas ações que podemos ter para que a vida entre, ao menos um pouquinho, no eixo. E resolvi compartilhar com vocês!


1) COZINHE AS VEZES: A rotina, ou a falta dela, tem feito com que eu peça comida praticamente todos os dias. Isso faz com que eu gaste um monte de dinheiro sem necessidade, e sinta falta de comer algo gostoso e feito por mim. Então, que tal se nos desafiarmos a cozinhar alguns pratos diferentes durante a semana? Rápidos, saudáveis e, no meu caso, vegetarianos. Eu sigo algumas minas ótimas que compartilho abaixo para ajudar vocês:


A Marina Godward ensina várias receitinhas legais: LINK

Marina Moraes também: LINK

A Thaísa é muito bacana, e ensina cafés da manhã maravilhosos: LINK


2) OLHE PARA SUAS FINANÇAS


Eu amo uma planilha e vivo ouvindo podcasts e canais no Youtube que me ajudam a olhar melhor para minha grana. Então, vou fazer uma listinha maneira para vocês. Ah, e eu tenho uma planilha ótima que posso compartilhar caso queiram se organizar igual eu.


A Maiara Xavier fala de finanças com leveza, mostrando que riqueza é bem mais que dinheiro. Vale a pena seguir: LINK


A Nath Finanças é conhecidíssima, e também tem podcasts: LINK


A Nathália Arcuri me ensinou, lá nos primórdios, a cuidar do meu dinheiro e a investir. Sou muito agradecida por sinal! Rs LINK


E o canal da Carol Sandler eu acompanho há mais de 10 anos, quando ela ainda escrevia no blog do Finanças Femininas somente. LINK


3) DESCUBRA UM EXERCÍCIO QUE VOCÊ GOSTE


Eu nunca gostei de academia, mas sempre gostei de aprender coisas novas e me mexer. Já fiz dança de salão, futebol, capoeira, ginástica olímpica, corrida e sei lá mais o tanto de coisas durante a vida. Atualmente estou fazendo Muay Thai e me descobri nesse esporte. A gente não precisa ser aquelas pessoas que acordam as 5h e vão malhar, só precisamos descobrir algo que nos faça desopilar. E se você ainda não descobriu, tem uma vida inteira para tentar. Uma coisa vai te fazer mudar a rotina e de quebrar ser saudável, então bora começar a listinha?


4) ESCREVA E-MAILS E FALE QUE AMA


A gente acaba se acostumando tanto com a rotina acelerada do Whatsapp que opta sempre pelo trabalho, o chefe e os colegas do que os amigos e família. E vai deixando para depois a mensagem para a mãe, a conversa com o avô e até de compartilhar as novidades com os amigos que estão mais distantes. Então, sugiro que definam um dia da semana para escreverem e-mails e voltem a conversar com tranquilidade com as pessoas que estão mais distantes. Cultive o amor e não deixe a rotina te fazer esquecer de quem a gente gosta!


5) SEPARE A ROUPA QUE VAI USAR

Eu amo me arrumar, mas tem dias que não consigo ter tempo nem para escolher a roupa que irei trabalhar. Então, criei um modelo mental de pensar no que vou vestir, 5 minutos antes de deitar. Uma preocupação a menos pela manhã, e 15 minutos a mais de sono. Funciona! E se não funcionar, tira meia hora do seu domingo e produz os looks de toda a semana. Quando faço isso, sinto que estou organizada e meus dias ficam até mais leves.


6) APRENDA NO YOUTUBE


Todos nós estamos cansadxs de cursos online, live e qualquer coisa que nos faça ficar na frente da tela. E se eu falar para fazerem cursos, nesse momento da pandemia, sei que vou ser xingada. Mas tem tanta coisa para aprendermos, de forma leve e gostosa e usando ferramentas gratuitas. Eu amo ver vídeos no Youtube que contam sobre um livro, ou curiosidades de um filme que já vi e quero aprofundar. Tem canais ensinando decoração, história, política. Enfim, dá para a gente trocar uma série (só as vezes) por uma aulinha leve e que vai te trazer algum crescimento. Fica a dica!


7) FAÇA BALANÇOS


O ser-humano tem uma mania besta de lembrar o que foi ruim, mas esquecemos de coisas simples e que fizeram a diferença em nossos dias. Então, que tal escolher um dia fixo para fazer balanços de como foi sua semana. O que teve de bom? O que precisa melhorar? O que devo valorizar ou esquecer? Tenho certeza de que isso vai ajudar muito a manter a cabeça leve e ser grato pelo que temos.


8) FAÇA LISTAS:


Por último, faça listas. A pandemia não acabou e tem muita coisa que ainda não podemos fazer, mas é possível planejar. Quais são os lugares que quero conhecer? Os filmes que quero assistir? As séries? Os meus sonhos?

É isso gente, espero que eu possa ajudar vocês com essas dicas criadas por mim mesma, para salvar a mim mesma hahaha

Beijos e até semana que vem!





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page