EUsouMS 2020.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  Sebrae orienta empresários em tempo de pandemia

respire 6.gif
BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg
  • Divulgação | FCMS

Rota CineMS visita a Casa dos Ventos em Dourados


O projeto Rota CineMS, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), de 2 a 4 de dezembro, visita a Casa dos Ventos, em Dourados. Foi criada uma programação que soma com a proposta da Casa: o fortalecimento da rede sociocultural e ecológica do Mato Grosso do Sul, a formação e circulação de artistas, educadores, coletivos e comunidade em geral interessados em dialogar com a linguagem da arte e eco educação a partir de uma perspectiva integrada, sustentável e orgânica. Além da exibição de filmes, acontece a oficina de fotografia para câmeras compactas – Memória Inventada, com o fotógrafo e arte educador, Alexandre Sogabe.

A rede cultural e ecológica Casa dos Ventos surgiu em 2012 e se consolidou no cenário cultural de Mato Grosso do Sul como o primeiro espaço colaborativo para criação, difusão e promoção das artes produzidas pelos seus pares. Ela busca através de suas ações promover e disseminar processos orgânicos, em rede e colaborativos a diversos eixos eco educativos e socioculturais.

A casa busca semear novos olhares para o setor criativo sul mato-grossense a partir dos eixos da educação, cultura e o empreendedorismo criativo sustentável. Logo, numa perspectiva ecológica/cultural/social, estimula a convivência com a diferença e com a mistura de línguas e costumes de todos os cantos da América Latina, apoiando e fomentando as mais variadas expressões que constroem o imaginário local.

A Casa dos Ventos já possui uma base física adaptada para aulas, ensaios e práticas de agricultura urbana, cineclubes, ateliê e brechó cênico, além de saraus, rodas de conversa e debates constantes na programação mensal da Casa. Ademais, sua estrutura física, em formato de chácara urbana, voltada para estudos culturais e ecológicos é, também, um modelo pioneiro no estado. Tendo vasta capacidade de ampliação de espaço e melhoria estrutural, a casa se destaca pela sua arquitetura rústica e salas temáticas de uso integrado e colaborativo pelos artistas e educadores que por nela passa.

Os processos de articulação, produção e chamadas públicas para residência artística na Casa dos Ventos é feita principalmente através das mídias sociais e das técnicas do marketing digital. Pela internet, são recebidas propostas de atividades e eventos culturais com entidades de diversos Estados, rompendo, também, as fronteiras latino-americanas.

Atualmente, a Rede cultural e Ecológica Casa dos Ventos foi classificada para o Edital de Cultura de Redes do Ministério da Cultura, sendo o único Coletivo Cultural do Mato Grosso do Sul com aprovação para se tornar o primeiro Ponto de Cultura de Rede do MS.

A Casa do Ventos fica na Rua Olinda Pires de Almeida, 3090, Vila Esperança. Mais informações pelo e-mail: casadosventosdourados@gmail.com ou nos telefones (67) 99602-6227 ou 99253-5955.

#diversão

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cine Sesc encerra mostra “Mondo Fellini”

O Cine Sesc do Sesc Cultura MS encerra na primeira semana de março a mostra “Mondo Fellini”, comemorativa ao ano em que o diretor italiano Federico Fellini completaria 101 anos. As sessões são sempre

gif eu sou ms.gif
Video.gif
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp
Captura de Tela 2021-01-14 às 08.39.19.p
Para Você.jpg

Onde devo ir? Quem devo conhecer? Qual comida tenho que experimentar? Essas são algumas das perguntas fundamentais que nós fazemos diariamente. Com este espaço queremos mostrar para todos qual é a identidade do nosso estado. Este site surgiu com um único propósito: Ser o local de encontro e de referência da cultura, das pessoas, dos sabores e dos lugares do Mato Grosso do Sul. Por isso leia, conheça, compartilhe e viva o MS com a gente! 

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© 2021 #EUsouMS 

Sugestão de pauta? contato.eusoums@gmail.com