top of page

Rota CineMS visita a Casa dos Ventos em Dourados


O projeto Rota CineMS, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), de 2 a 4 de dezembro, visita a Casa dos Ventos, em Dourados. Foi criada uma programação que soma com a proposta da Casa: o fortalecimento da rede sociocultural e ecológica do Mato Grosso do Sul, a formação e circulação de artistas, educadores, coletivos e comunidade em geral interessados em dialogar com a linguagem da arte e eco educação a partir de uma perspectiva integrada, sustentável e orgânica. Além da exibição de filmes, acontece a oficina de fotografia para câmeras compactas – Memória Inventada, com o fotógrafo e arte educador, Alexandre Sogabe.

A rede cultural e ecológica Casa dos Ventos surgiu em 2012 e se consolidou no cenário cultural de Mato Grosso do Sul como o primeiro espaço colaborativo para criação, difusão e promoção das artes produzidas pelos seus pares. Ela busca através de suas ações promover e disseminar processos orgânicos, em rede e colaborativos a diversos eixos eco educativos e socioculturais.

A casa busca semear novos olhares para o setor criativo sul mato-grossense a partir dos eixos da educação, cultura e o empreendedorismo criativo sustentável. Logo, numa perspectiva ecológica/cultural/social, estimula a convivência com a diferença e com a mistura de línguas e costumes de todos os cantos da América Latina, apoiando e fomentando as mais variadas expressões que constroem o imaginário local.

A Casa dos Ventos já possui uma base física adaptada para aulas, ensaios e práticas de agricultura urbana, cineclubes, ateliê e brechó cênico, além de saraus, rodas de conversa e debates constantes na programação mensal da Casa. Ademais, sua estrutura física, em formato de chácara urbana, voltada para estudos culturais e ecológicos é, também, um modelo pioneiro no estado. Tendo vasta capacidade de ampliação de espaço e melhoria estrutural, a casa se destaca pela sua arquitetura rústica e salas temáticas de uso integrado e colaborativo pelos artistas e educadores que por nela passa.

Os processos de articulação, produção e chamadas públicas para residência artística na Casa dos Ventos é feita principalmente através das mídias sociais e das técnicas do marketing digital. Pela internet, são recebidas propostas de atividades e eventos culturais com entidades de diversos Estados, rompendo, também, as fronteiras latino-americanas.

Atualmente, a Rede cultural e Ecológica Casa dos Ventos foi classificada para o Edital de Cultura de Redes do Ministério da Cultura, sendo o único Coletivo Cultural do Mato Grosso do Sul com aprovação para se tornar o primeiro Ponto de Cultura de Rede do MS.

A Casa do Ventos fica na Rua Olinda Pires de Almeida, 3090, Vila Esperança. Mais informações pelo e-mail: casadosventosdourados@gmail.com ou nos telefones (67) 99602-6227 ou 99253-5955.

 
 
 

Comments


 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
#EUsouMS POSTS-4_edited.png

© 2024 #EUsouMS 

Onde devo ir? Quem devo conhecer? Qual comida tenho que experimentar? Essas são algumas das perguntas fundamentais que nós fazemos diariamente. Com este espaço queremos mostrar para todos qual é a identidade do nosso estado. Este site surgiu com um único propósito: Ser o local de encontro e de referência da cultura, das pessoas, dos sabores e dos lugares do Mato Grosso do Sul. Por isso leia, conheça, compartilhe e viva o MS com a gente! 

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Sugestão de pauta? contato.eusoums@gmail.com

Desenvolvido por facaseu.site

bottom of page