Rota CineMS visita a Casa dos Ventos em Dourados
- Divulgação | FCMS
- 3 de dez. de 2016
- 2 min de leitura

O projeto Rota CineMS, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), de 2 a 4 de dezembro, visita a Casa dos Ventos, em Dourados. Foi criada uma programação que soma com a proposta da Casa: o fortalecimento da rede sociocultural e ecológica do Mato Grosso do Sul, a formação e circulação de artistas, educadores, coletivos e comunidade em geral interessados em dialogar com a linguagem da arte e eco educação a partir de uma perspectiva integrada, sustentável e orgânica. Além da exibição de filmes, acontece a oficina de fotografia para câmeras compactas – Memória Inventada, com o fotógrafo e arte educador, Alexandre Sogabe.
A rede cultural e ecológica Casa dos Ventos surgiu em 2012 e se consolidou no cenário cultural de Mato Grosso do Sul como o primeiro espaço colaborativo para criação, difusão e promoção das artes produzidas pelos seus pares. Ela busca através de suas ações promover e disseminar processos orgânicos, em rede e colaborativos a diversos eixos eco educativos e socioculturais.
A casa busca semear novos olhares para o setor criativo sul mato-grossense a partir dos eixos da educação, cultura e o empreendedorismo criativo sustentável. Logo, numa perspectiva ecológica/cultural/social, estimula a convivência com a diferença e com a mistura de línguas e costumes de todos os cantos da América Latina, apoiando e fomentando as mais variadas expressões que constroem o imaginário local.
A Casa dos Ventos já possui uma base física adaptada para aulas, ensaios e práticas de agricultura urbana, cineclubes, ateliê e brechó cênico, além de saraus, rodas de conversa e debates constantes na programação mensal da Casa. Ademais, sua estrutura física, em formato de chácara urbana, voltada para estudos culturais e ecológicos é, também, um modelo pioneiro no estado. Tendo vasta capacidade de ampliação de espaço e melhoria estrutural, a casa se destaca pela sua arquitetura rústica e salas temáticas de uso integrado e colaborativo pelos artistas e educadores que por nela passa.
Os processos de articulação, produção e chamadas públicas para residência artística na Casa dos Ventos é feita principalmente através das mídias sociais e das técnicas do marketing digital. Pela internet, são recebidas propostas de atividades e eventos culturais com entidades de diversos Estados, rompendo, também, as fronteiras latino-americanas.
Atualmente, a Rede cultural e Ecológica Casa dos Ventos foi classificada para o Edital de Cultura de Redes do Ministério da Cultura, sendo o único Coletivo Cultural do Mato Grosso do Sul com aprovação para se tornar o primeiro Ponto de Cultura de Rede do MS.
A Casa do Ventos fica na Rua Olinda Pires de Almeida, 3090, Vila Esperança. Mais informações pelo e-mail: casadosventosdourados@gmail.com ou nos telefones (67) 99602-6227 ou 99253-5955.
Comments