top of page

Confira todas as atrações do 1º Festival da Bocaiúva


Pela primeira vez na região, um fruto do cerrado tão popular entre os sul-mato-grossenses será o protagonista de uma festa cultural e gastronômica, é o Festival da Bocaiúva, em Aquidauana.

O 1º Festival da Bocaiúva será realizado hoje, 1º de novembro, a partir das 18 horas, na Praça dos Estudantes, no centro de Aquidauana, como parte das comemorações dos 125 anos de Aquidauana e 40 anos de Mato Grosso do Sul, numa iniciativa da Prefeitura de Aquidauana por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fundact) e com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, via Fundação de Cultura de MS.

Conforme explicou o diretor-presidente da Fundact, Humberto Torres, o festival tem o objetivo de disseminar o uso da bocaiúva no preparo de alimentos, apresentando e comercializando diversos pratos preparados com a farinha obtida a partir da polpa deste fruto. “Além de trazer lazer e entretenimento à população local e turistas que visitam nosso município, apresentando diversas atividades e expondo os artesanatos confeccionados pelos artistas locais, o evento traz uma diversidade de cardápio na praça de alimentação e, sobretudo, na música com um grande show de Geraldo Espíndola, um ícone da música sul-mato-grossense”, completou o diretor Humberto Torres.

A farinha da bocaiúva já é muito bem comercializada na Casa do Artesão de Aquidauana e no Posto Pioneiro, na BR 262, atraindo o paladar dos mais exigentes consumidores locais e turistas, que adquirem a farinha e disseminam o seu sabor pelo mundo a fora. O festival também é realizado com a missão incentivar o turismo gastronômico e de eventos no município, fomentar a geração de renda por meio da produção sustentável e comercialização de alimentos e artesanatos a base de bocaiúva.

A Casa do Artesão, que fica na Praça dos Estudantes, funciona no período diurno, mas estenderá seu atendimento também à noite para o festival. Ali estarão concentrados a maioria dos produtos a base de bocaiuva para serem comercializados e expostos ao público.

O festival também contará com praça de alimentação, bancas de artesanato e no palco da concha acústica, a música regional irá dar o tom festivo no centro de Aquidauana, com apresentação do cantor Geraldo Espíndola, celebridade musical de Mato Grosso do Sul e dos talentos artistas locais: Rangel Castilho, Grupo Anastadance, Banda Marcial Gerson Rufino, da Escola CEJAR e apresentação de capoeira e do grupo de dança da Secretaria de Assistência Social de Aquidauana.

Dentre as delícias culinárias a base de bocaiúva que o público poderá experimentar e se deliciar no festival estão: bolos, castanha, licor, pudim, biscoito, polpa e farinha de bocaiúva. A bocaiuva é muito utilizada na alimentação para homens e animais por ser rica em vitaminas. Ela é base de vários outros alimentos preservando seu sabor e aroma marcantes, como os famosos picolés e sorvete de bocaiúva. O fruto está em sua época de colheita, muito fácil de ser encontrado no cerrado entre os meses de setembro e dezembro.

Na programação do festival também haverá na abertura a mesa redonda com debates sobre a bocaiúva e sua riqueza nutricional e comercial, em que participarão: Flávio Aristone, professor da UFMS de Campo Grande, o artesão Lourival da Silva Santos, da Casa do Artesão de Aquidauana e o coletador e produtor bocaiuva em Nova Andradina, Helbert Franciano Costa Duarte.

0 comentário
Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page