top of page

Ao Equilíbrio da Força nos é Legado Skywalker

Atualizado: 25 de jun. de 2020


[Texto homenagem a franquia Star Wars e reflexão sobre o encerramento do episódio Ascensão Skywalker, ou seja, não é uma crítica do filme ainda não lançado, mas uma leitura das trilogias de Anakin e Luke Skywalker]

Pela primeira vez na vida vou poder dizer que sinto... Assim como mestre Yoda, eu também sinto um distúrbio na Força! De repente a sombra dilatou e se expandiu. Eu vejo a penumbra cercando a humanidade. O lado escuro está crescendo no coração dos homens, mulheres, crianças, todos! A maldade está disfarçada na obscuridade de cada ser vivo, no potencial de cada ser humano. Todo indivíduo tem uma sombra colada aos pés que toca o chão. Não existe corpo material que não projete sombra na parede da caverna. O maior problema dessa Força Obscura é que ela se disfarça bem no discurso até daqueles que dizem combater o mal, mas no fundo estão deixando sua paixão e vingança poluir seu ego, e a obra do bem se torna então ferramenta da injustiça!

Estamos em uma crise ética e moral, e logo sucumbiremos na ausência de valores humanísticos que definem os rumos históricos que queremos tomar, ou pelo menos evitar, como por exemplo evitar escravidão, holocausto, guerras civis e mundiais... Estamos sendo atracados violentamente pela falta de empatia, pela falta de respeito à dignidade humana, pela falta de compaixão. Atracados pela ignorância, pela polarização ideológica, pela natureza maligna inerente em cada pessoa e não aceitar e não reconhecer que é preciso revolucionar esses problemas por meio da educação é negar a oportunidade de genuinamente evoluir. A maldade é o olhar preconceituoso, discreto e silencioso de um racismo velado, por exemplo, que pode ser mascarado com a frase "é paranoia sua!". Ou então o outro lado da moeda, a pessoa que se vê no direito de agir diante de alguma situação de bullying e, que não devemos tolerar, mas crucificar o valentão e humilhá-lo é também ser intolerante como ele e não dar a oportunidade de resgatar o lado bom daquele humano é simplesmente um pecado. Para aqueles que como eu também estão aflitos com os tempos de discórdia que estamos passando eu tenho uma última coisa que aprendi sobre a Lei de Causa e Efeito assistindo Star Wars...

Estamos lidando com décadas, séculos e milênios de paradigmas de intolerância religiosa, racial, sexual, econômica, passional, futebolística, nacionalista, partidarista e social. Toda essa intolerância, falta de respeito que emana desse lado sombrio da Força encontrará seu equilíbrio natural no Universo. Quanto maior a Sombra, maior será a Luz e quanto maior é a Luz maior será a Sombra que ela projeta. Isso se chama Equilíbrio.

Legado não é o juízo que fazem de você, mas é a soma de todas as boas ações, gentilezas e exemplos que você deixa para seus filhos.

Em Star Wars um menino chamado Anakin nasce com dons excepcionais, mas é de família pobre e trabalha como escravo até que um dia é encontrado por um professor Jedi que descobre seu potencial. Anakin é libertado, treinado, educado, cresce, se torna cavaleiro, mas perde a mãe, prova do doce-amargo caminho do amor, é no desejo pela eternidade desse sentimento que se deixa influenciar e faz escolhas que o levam para as trevas e a fatalidade de sua amada... Corrompido Anakin se torna Darth Vader, mas seus filhos Luke e Leia são encaminhados pela própria vida para o caminho do bem a ajudar na redenção dos erros do passado do pai e o reencontro é a maior catarse que o cinema já viu.

Nessa equação do Universo, você pode escolher qual Valor de equivalência você quer ser... você quer ser conduzido pelo sombrio Egoísmo do lado obscuro de mil gerações passadas ou quer seguir o caminho da compaixão e da benevolência de uma nova geração para descobrir a Força da Luz??! A escolha é sua!

A cada geração temos uma oportunidade única de melhorar e evoluir como seres humanos.

Pense sobre isso!

Thales Vieira

* A coluna "Cinema nos mínimos D'Thales" é de autoria de Thales Vieira e todo seu conteúdo é de crédito e responsabilidade do autor.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page