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Aprenda a construir sua linha editorial com a Ana Maria Braga

Primeiramente, você sabe o que é uma Linha editorial e qual sua importância?

Linha editorial é um conjunto de temas abordados em seu perfil, sobre o seu negócio. Esses temas têm conexão entre si e te auxiliam a formar sua autoridade no assunto.


E, caso se pergunte, qual a relevância disso para o negócio, te explico. Absolutamente tudo o que você conhece hoje, possui uma linha editorial. Desde as marcas que você compra, as novelas que assiste, programas e reality’s. Mas vamos usar o exemplo da Ana Maria Braga pra entender melhor o conceito e te ensinar a construir a sua.

Começando pela divisão de temas, 70% do seu conteúdo, deve ser sobre o assunto que você quer monetizar, ou seja, sobre o seu produto ou serviço. 20% do seu conteúdo, deve ser sobre assuntos complementares ao seu objetivo de monetização, como curiosidades, novidades, etc. E 10% do conteúdo, sobre a sua vida, bastidores e o que mais achar relevante para aumentar a confiança no seu domínio, trajetória.


Por exemplo, a linha editorial da Ana Maria é dividida em 3 temas centrais. Sendo o assunto principal, Receitas/Comida. O tema secundário, Fofoca. E, para complementar, Notícias. Ou seja, quem não gosta de ver receitas, provavelmente nem assiste ao programa.

Assim como, pode ser que quem assiste não goste tanto da parte de notícias, já que não é o tema principal abordado.

O que te faz ter sucesso e se tornar uma autoridade no seu ramo de negócio, é ter objetivos muito bem estruturados e saber trabalhar bem sua linha editorial, mesclando os assuntos de forma estratégica. Não tenha medo de ser repetitivo, as redes sociais hoje disponibilizam diversas ferramentas para você criar e espalhar o seu conteúdo. E isso porque, quem gosta de assistir reels, talvez não pare para ler um post carrossel e vice-versa.

Se questione: o que seu público quer ver? O que você quer vender? Porque você quer vender? O que seu público precisa saber para comprar de você? O que faz com que confiem em você? Porque ele deveria comprar de você e não do seu concorrente?


Diga seus temas principais e o que você pode e deve abordar dentro de cada um deles, para levar seu público a atingir as respostas para as perguntas acima. Então, explore e use as ferramentas e a criatividade ao seu favor.


E decole no digital!

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