EUsouMS SESSION PLANA.png
respire 6.gif
BANNER SITE - GALERIA MEIA SETE.jpg

Moneyball: O homem que mudou o Jogo

Hoje irei indicar um filme. E esta indicação pode ensinar muitas lições valiosas para o mundo dos negócios, como a importância da inovação, gestão estratégica, gestão de pessoas, assim como gerenciamento de crises por meio de análise de dados.


Baseado em fatos reais, o filme foi lançado em 2011 e conta a história de Billy Beane (interpretado por Brad Pitt), que é o gerente geral do time de beisebol Oakland Athletics. Em resumo, Billy é um ex jogador que resolve seguir na carreira como olheiro (caçador de talentos), porém seu time não tem recursos e eles acabam sempre perdendo os seus melhores jogadores para a concorrência, o que dificulta muito eles vencerem os jogos e o campeonato.



Sem dinheiro para negociar por bons jogadores e tendo que repor as vagas para reestruturar o time desfalcado, ele se vê pressionado e sem perspectivas de sucesso. Até que encontra Peter Brand (interpretado por Jonah Hill), um economista recém formado que nunca jogou sequer uma partida de beisebol, mas que é brilhante em analisar a performance dos jogadores por meio de estatística e probabilidade, algo nunca feito antes na história do beisebol.


E juntos traçam uma estratégia totalmente inovadora. Analisam os pontos fortes e fracos dos seus oponentes, vão de contra a todas as críticas, tendo que lidar com diversas crises internas e conquistam uma série de 20 vitórias consecutivas no campeonato, recorde na liga Americana de beisebol.


Para quem atua na área empresarial, aí está a primeira e principal lição que Moneyball nos deixa: criatividade e inovação alinhadas a um plano estratégico bem estruturado, te permite se destacar, e quem sabe, até vencer a concorrência, mesmo que ela tenha mais estrutura.


Ou seja, não se subestime pela estrutura do seu concorrente. Você não precisa das melhores ferramentas para vencer. Inove, crie, trace um plano bem elaborado e use a criatividade. Comece de onde está e com o que tem.


No decorrer da história, eles mostram que muitos problemas da empresa podem ser solucionados com medidas simples. Sendo uma delas: Manter os colaboradores bem informados sobre os processos da empresa e aproximá-los da liderança.


Todos precisam estar cientes do porquê adotar tais medidas, da importância de certas ações para a empresa e assim, andar na mesma direção. Um funcionário desalinhado com os objetivos da empresa, que não entende o porque deve fazer tal coisa, pode ocasionar atrasos e perdas muito significativas.

Vale a pena analisar as táticas que são usadas no treinamento da equipe, e o processo de gestão de pessoas.


Sei que quando pensamos em filmes de esporte, de competição, logo vem o óbvio em mente, “uma história sobre a jornada do herói”. Onde a pessoa passa por diversas provações e tem seu final feliz. Mas este não é esse tipo de filme!


E eu te garanto que vale a pena conferir. Você irá se surpreender com tantas lições que pode tirar dele, não apenas profissionais, como pessoais também. Eu tenho certeza que ele irá te surpreender com o óbvio inesperado.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Fraternidade_sem_Fronteiras_lança_camp
Captura de Tela 2021-01-14 às 08.39.19.p
Video.gif

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

EUsouMS 2020.png