top of page

#EUsouMS Entrevista: Renan Freixes

Atualizado: 6 de ago. de 2021

Hoje o #EUsouMS entrevista o cantor sul-mato-grossense Renan Freixes que acaba de lançar o seu novo single #abreajanela. Natural de Aquidauana, Renan prepara um novo EP e fala sobre a sua infância no estado, suas referencias e sobre a sua musicalidade.


O single #abreajanela tem como tema central a luta contra a depressão, trazendo para o ouvinte uma mensagem de motivação e mudança. Então vamos abrir a janela e conhecer um pouco mais desse grande artista do nosso estado:


#EusouMS – Você é de mato Grosso do Sul, o que o nosso estado trouxe de influência para a sua musicalidade?

Acredito que o nosso estado é um celeiro de artistas e pessoas talentosas, crescemos e aprendemos com grande musicistas e cantores daqui. Cresci no interior do MS, sou natural de Aquidauana e tive influencia de grandes artistas como Luan Santana, Michel Teló, Munhoz e Mariano, Di Ferrero entre outros…


Apesar de hoje escutar muito conteúdo americano, consigo mesclar e colocar um pouco da minha essência e de tudo que aprendi no meu estado.


#EusouMS – Quais lembranças você guarda da sua infância em Mato Grosso do Sul?

Quando eu penso no meu estado, penso no quanto a galera é unida. Sempre existia um motivo pra sentar, tomar um tereré, conversar e tocar violão. Além disso, me lembro de sempre acompanhar o meu pai, que trabalhava em televisão.


Foi nesses pequenos momentos em que comecei a despertar essa paixão por arte. Sempre ficava pedindo para o meu pai deixar eu operar o TP (Teleprompter) enquanto ele apresentava ao vivo. Era algo tão simples mas me trazia uma alegria enorme. Ver aquelas câmeras, luzes, roteiros e tudo mais. Meus pais viram o quanto eu amava isso e me colocaram em uma escola de música e de teatro. 



#EusouMS – Na sua família também tem outros músicos. Como é relação de vocês com a música?


Crescemos no meio da música, rádio e televisão, o nosso pai e a nossa mãe sempre trabalharam nessa área. Aos poucos foi despertando esse desejo para a música, até que chegou um momento em que um dos irmãos tinha bateria montada no quarto, o outro tinha um piano e eu tinha uma guitarra em meu quarto. 


Morávamos em um apartamento e quase se tornou rotina receber reclamações de barulho. 

Até que chegou um dia em que começamos a montar um estúdio e fomos desenvolvendo e nos aperfeiçoando. 


Hoje em dia eu fui o único que fui para a carreira musical, eu tentei sugar ao máximo de cada irmão e continuo buscando me aperfeiçoar cada vez mais. Eles não trabalham mais com música, mas a música não saiu deles.


Apesar de morarmos distantes um do outro, sempre estamos compondo e produzindo por FaceTime e WhatsApp.

#EusouMS – Como muitos artistas nacionais, você também começou a despertar o seu amor pela música dentro da igreja. Como foi essa experiência para você?


A igreja tem um papel fundamental em minha vida. Hoje eu sou o que sou por causa de um propósito de Deus, e a igreja foi responsável por desenvolver todos esses talentos e construir um caráter sólido. Foi o lugar onde eu entendi qual é a minha vocação e onde desenvolvi meu caráter.

#EusouMS – Você atuou por muito tempo no mercado de música cristã, mas nunca se rotulou como um artista gospel. Por quê?


Acredito que isso acaba restringindo o seu público. O meu desejo é que todos escutem minhas músicas. Para todos os tipos de pessoas que querem escutar uma mensagem boa e leve.  Um verdadeiro “Good Vibes”.


Não sou um artista “gospel”.  Sou um cristão que ama música e compõe sobre o amor e sobre minhas experiências pessoais vividas diariamente. O meu som é livre para todos e meu objetivo é transmitir a mensagem do amor através dele para onde eu for.


#EusouMS – Você acaba de produzir seu novo single "Abre a Janela" como foi a produção deste trabalho?


Na verdade fizemos um EP e alguns singles em um estúdio em Balneário Camboriú chamado Nossa Toca. Conversei muito sobre o lançamento com o meu produtor Giba Moojen, até que conseguimos acesso para fazer o lançamento através do Midas Music.

Sou um artista da G.E.A.R Music com parceria do Midas Music.


O Giba sempre foi uma referência pra mim, desde o dia em que gravamos um vídeo para o Nossa Toca. Depois disso eu estava convicto de que queria fazer um EP com ele. Foi um baita processo criativo onde desenvolvemos arranjos, letras e todas as loucuras possíveis para colocar no EP.


O single “Abre a Janela” só foi um gostinho do que está prestes a vir. Estamos trabalhando para o lançamento desse EP que está sensacional. 


#EusouMS - Esta nova faixa fala sobre depressão, motivação e mudança. Qual foi a sua inspiração? Como está sendo esse momento de lançar um single novo em meio a pandemia?


Essa música é muito especial porque conta a história da minha mãe que sofria de depressão. Me lembro de quando eu era pequeno, em que eu entrava no quarto da minha mãe pra chama-la para brincar e ela estava deitada no quarto no escuro, sem ânimo, triste e sem forças.


É uma música que traz uma mensagem muito forte, e da mesma forma que a minha mãe encontrou forças para sair dessa situação, eu acredito que muitas pessoas irão conseguir também. 


Acredito que muitas pessoas vão se identificar com essa música e vão se levantar para “abrir a janela”, deixar a luz entrar, respirar um ar fresco e começar a viver todos aqueles sonhos que estavam trancados dentro de um quarto.


O interessante foi lançar esse Single nesta pandemia, porque o contexto dessa música se encaixou perfeitamente nesse momento em que estamos vivendo. O índice de depressão entre brasileiros parcialmente duplicou durante essa quarentena, as pessoas precisam voltar a sonhar e acreditar. Precisa ressurgir aquela esperança de um dia melhor e que existe sim motivos para sorrir de novo.


#EusouMS – Falar sobre o tema é muito importante. Como você avalia a importância de #abrirajanela?


O meu objetivo é causar um impacto na vida das pessoas através de cada música. 

Então eu vejo que essa música traz uma esperança capaz de levantar pessoas que estavam com sonhos adormecidos, relacionamentos com a família e amigos adormecido. 

Acredito que ela irá despertar tudo isso!

#EusouMS – Agora deixe aqui todos os seus contatos para os leitores do #EUsouMS


Instagram: @renanfreixes

Twitter: @renanfreixes

TikTok: @renanfreixes

Facebook: Renan Freixes

Youtube: Renan Freixes

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Artes Livia  (Story)-3.png

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page